Fonte: site Estadão - Modelo Yasmin Moraes usa vestido e máscara da marca Sioduhi, Foto: Gleeson Paulino/Divulgação
Fonte: site Estadão – Modelo Yasmin Moraes usa vestido e máscara da marca Sioduhi, Foto: Gleeson Paulino/Divulgação

 

Iniciativa leva a diversidade da floresta amazônica à cena fashion internacional

Tecidos, texturas e narrativas sustentáveis ganham espaço na exposição (re)weaving Amazônia, em cartaz na Coal Drops Yard, em King’s Cross, zona noroeste da capital britânica. Com curadoria da jornalista e especialista em moda Lilian Pacce, a mostra propõe discutir o papel da moda como parte da solução para a crise climática.

As peças foram criadas por designers brasileiros com matérias-primas naturais da floresta e expressam o compromisso com práticas sustentáveis, o respeito aos saberes tradicionais e a valorização da sociobiodiversidade amazônica.

A mostra reforça o protagonismo do Brasil no debate global sobre soluções criativas e responsáveis para os desafios ambientais. Algumas roupas foram feitas com bordados tradicionais de povos indígenas amazônicos, como os Sateré-Mawé e os Yawanawá.

Lilian Pacce é uma das idealizadoras da iniciativa Brazil Creating Fashion for Tomorrow, ao lado de Camila Villas e Marilia Biasi, com a intenção de destacar designers e inovadores brasileiros que são guiados por valores socioambientais. Pelo terceiro ano, a BCFT realiza uma exposição em Londres durante a London Climate Action Week (a Semana da Ação Climática de Londres). Neste ano, o tema é inspirado também pelo fato de que Belém, no Pará, será a sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).

 

Referência:

https://www.estadao.com.br/cultura/moda/escamas-de-pirarucu-acai-e-mais-exposicao-leva-a-londres-moda-feita-com-materiais-da-amazonia/