Artesanato do Espírito Santo

Marca da diversidade cultural

Se encante com um estado que tem sua origem marcada pela diversidade étnica formada por elementos indígenas, africanos e europeus. A sofisticação da produção do artesanato do Espírito Santo é fruto da rica reunião dessas culturas e tradições. Desde as famosas panelas de barro, passando pelo traçado das fibras, a arte da escultura em madeira, a fabricação de instrumentos musicais, a delicadeza feminina expressada nas rendas, crochês e bordados, à arte com escamas de peixe, originária do Arquipélago dos Açores, em Portugal, o Espírito Santo possui diversas formas de externalizar a riqueza da cultura de seus ancestrais. Mais do que uma identidade, os mestres capixabas dedicam seus talentos para manter vivo a quantidade de tradições e o modo de viver de um povo.

Números do Artesanato no Estado

6 Finalistas do prêmio Sebrae TOP 100, o oscar do Artesanato Brasileiro
+ 800 Anos de origem das Paneleiras de Goiabeiras, o primeiro bem cultural registrado pelo Iphan, em 2002.

Fonte: SEBRAE ES

Paneleiras de Goiabeiras ES

Artesãos em destaque

 
  • Mestre Domingos do Congo

    Desde o início, buscou o resgate cultural, dando voz aos grupos de manifestações folclóricas. A unidade contribui com a geração de renda dos artesãos, confecciona instrumentos para jongo, caxambu e congo, além de ministrar oficinas de preservação das tradições culturais.

  • Associação Artebovis de Aracruz

    A Associação dos Agricultores Familiares de Boa Vista, localizada na zona rural de Aracruz/ES, possui uma tradição artesanal enraizada ao longo de gerações. O artesanato em taboa é uma prática ancestral, sendo essa planta notavelmente versátil e característica do território. A comunidade de Boa Vista está inserida na bacia hidrográfica do rio Piraquê-açu e Piraquê-mirim, que flue pela comunidade, e dele que as artesãs extraem a taboa.

  • Artesã Mikka Wentz

    Como gosta de dizer, o artesanato é uma companhia para a Mikka Wentz desde criança. Neta de um avô marceneiro, entalhador, coureiro e ourives, ela também se inspira nos trabalhos manuais de sua mãe e tias. “Minha origem é de várias pessoas talentosas”, diz a artesã. Mas a profissão entrou em sua vida há 13 anos, sempre usando de eco produtos para desenvolver suas peças.

Por dentro do Artesanato | Espírito Santo

Parceiros do Artesanato | Espírito Santo

Downloads

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto