Artesanato do Espírito Santo

Marca da diversidade cultural

Se encante com um estado que tem sua origem marcada pela diversidade étnica formada por elementos indígenas, africanos e europeus. A sofisticação da produção do artesanato do Espírito Santo é fruto da rica reunião dessas culturas e tradições. Desde as famosas panelas de barro, passando pelo traçado das fibras, a arte da escultura em madeira, a fabricação de instrumentos musicais, a delicadeza feminina expressada nas rendas, crochês e bordados, à arte com escamas de peixe, originária do Arquipélago dos Açores, em Portugal, o Espírito Santo possui diversas formas de externalizar a riqueza da cultura de seus ancestrais. Mais do que uma identidade, os mestres capixabas dedicam seus talentos para manter vivo a quantidade de tradições e o modo de viver de um povo.

Números do Artesanato no Estado

+ 14000 Artesãos

Fonte: Aderes

Artesãos em destaque

 
  • Mestre Domingos do Congo

    Desde o início, buscou o resgate cultural, dando voz aos grupos de manifestações folclóricas. A unidade contribui com a geração de renda dos artesãos, confecciona instrumentos para jongo, caxambu e congo, além de ministrar oficinas de preservação das tradições culturais.

Por dentro do Artesanato | Espírito Santo

  • Associação das Paneleiras de Goiabeiras

    A associação das Paneleiras de Goiabeiras, que conta hoje com mais de 60 associadas, foi fundada no ano de 1987 e garante a organização do espaço do Galpão e divisão das funções na fabricação das panelas.

Downloads

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor