O Estado do Rio Grande do Norte possui uma estrela a sinalizar a singularidade do seu território. Num cenário de natureza exuberante e de uma cultura diversificada e original, o seu artesanato expressa a reunião incomum dos atributos da força e da delicadeza.
A marca RN se destaca por sua variedade e excelência de produtos.
A resiliência potiguar e a sua capacidade de perceber valores em todas as coisas que estão a seu redor, a dedicação com a qual entregam os seus talentos à manutenção dos ofícios tradicionais, faz do artesanato um exercício constante da capacidade criativa potiguar.
As variações das produções artesanais expressam a abundância de determinados materiais encontrados nas diferentes regiões e a dedicação aos saberes passados de geração em geração.
Desde junho de 2018, que o Rio Grande do Norte recebeu o selo de reconhecimento do bordado como verdadeiramente de origem geográfica do Seridó Potiguar, local de produção atestado.
Os trabalhos das bordadeiras que vivem nos municípios de Timbaúba dos Batistas e Caicó, localizados na parte potiguar da região do Seridó, são reconhecidos como expressão genuína da cultura popular e patrimônio do Estado do Rio Grande do Norte. Valorizados pelo mercado e desejados pelos consumidores que buscam a sofisticação da delicadeza, a produção artesanal potiguar é fonte de renda para sustento de inúmeras famílias dessas comunidades.
A tradição dos bordados produzidos na região do Seridó é antiga e confunde-se com a própria história da colonização portuguesa no Rio Grande do Norte. A inspiração vem dos bordados tradicionais produzidos até hoje na Ilha da Madeira, em Portugal. São flores e arabescos desenhados sobre tecidos de algodão e linho.