Artesanato do Piauí

Destino de experiências e berço de talentos

Conheça o estado que reúne o calor típico do nordeste brasileiro e o surpreendente clima fresco de sua serra. Tão surpreendente quanto a variação climática, é a cultura produzida no estado. A arte de moldar com barro faz parte da tradição do Piauí. Além de objetos como panelas, moringas, potes e pratos de barro, há aqueles que dominam os segredos da madeira, apresentando esculturas religiosas como santos, anjos, arcanjos e apóstolos, sendo uma das referências do artesanato do Piauí.

Números do Artesanato no Estado

+ 1260 Artesãos
+ 4390 Técnicas de artesanato
10 Espaços de Artesanato

Fonte:

1: Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – SICAB

2: Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – SICAB

3: SUDARPI

Artesãos em destaque

 
  • Reis

    Nascido na cidade de Parnaíba – Piauí em 25 de Fevereiro de 1952, Reis iniciou no oficio de artesão em 1972. Sua habilidade e criatividade superaram a falta de formação artística acadêmica, é um autodidata. Participou de diversas feiras e salões de artes.

  • Lourdes

    Lourdes mora em Parnaíba e começou a trabalhar com artesanato quando casou. Seu primeiro produto foi rede da fibra da carnaúba, e hoje faz os produtos com a palha e fibra da carnaúba.

  • Pitita

    Francisca Maria Gonçalves da Silva conhecida como Pitita associada da Associação dos Artesãos em Trançados da Ilha Grande de Santa Isabel na cidade de Parnaíba e aprendeu com a tia Serrate aos 9 anos de idade e começou a se interessar também pelas vendas e divulgação participando das feiras e eventos divulga o nome da associação

  • Serrate

    Serrate Maria Souza Gonçalves, associada da Associação dos Artesãos em Trançados da ilha Grande de Santa Isabel na cidade de Parnaíba e aprendeu o artesanato com uma amiga e foi repassando a técnica para família. hoje a principal renda e do artesanato e venda para diversas cidades do Brasil e fora do pais. Sua história é inspiração para várias mulheres

Por dentro do Artesanato | Piauí

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto