O Piauí é um roteiro que oferece diferentes experiências e promove novos conhecimentos. O clima fresco da sua serra surpreende aqueles que imaginam a região nordeste de forma homogênea e submetida a viver todos os dias com o mesmo clima. Os festivais de inverno na região serrana piauiense são um sucesso. com visitantes de todas as regiões vivendo uma experiência cultural de muita qualidade.
As surpresas não se esgotam com a variedade da natureza climática, a cultura produzida no território é igualmente surpreendente e segue criativa na vida de suas comunidades, inventando soluções e alegria, criando beleza e poesia.
Inspirado na brevidade da vida do poeta piauiense Torquato Neto, a música de Caetano Veloso ecoa a mais antiga de nossas reflexões filosóficas.
As representações ancestrais, encontradas na região da Serra da Capivara, preservam algumas pistas da longa trajetória da vida humana.
O artesanato é também uma forma de registrar a nossa história. Os objetos trazidos pelo saber fazer das mãos revelam nossos talentos, necessidades e crenças.
Das fibras à cerâmica, das representações de animais aos anjos e santos, o artesanato do Piauí é reconhecido pela sua qualidade.
O artesanato do Piauí é um reservatório de novidades para o luxo, para o design de interiores e para a moda. As experiências culturais oferecidas pela riqueza de suas criações, aliadas aos bons propósitos de toda a sua cadeia produtiva, agregam o charme da originalidade aos estilos dos consumidores.
O desenvolvimento da produção artesanal piauiense vive em sintonia com as oportunidades disponibilizadas pelo novo olhar dos consumidores, que atentos aos valores do comércio justo, sensíveis ao caráter sustentável dos manejos, são estimulados pelo desejo de que, com esses objetos extraordinários, possam poetizar um pouco mais as suas vidas.
No norte do Piauí, uma pedra preciosa que concentra todas as cores do arco-íris encantou o mundo todo: a opala levou fama para a cidade de Pedro II, conhecida também pelo clima ameno, pelas cachoeiras e lindas paisagens de serra.
A opala é encontrada em apenas dois pontos em todo o mundo: na Austrália e nas minas de Pedro II. E, segundo pesquisadores, apenas 10% da opala de Pedro II foi explorada.
Diferentemente dos processos da extração em grande escala das opalas australianas, as piauienses são extraídas num ritmo lento. O seu garimpar é feito de forma totalmente artesanal e realizado pelos pequenos produtores locais. Dessa forma, a atividade produz oportunidades de trabalho para a comunidade e é responsável pela manutenção de grande parte da população no seu território.
O cuidado com todas as etapas do processo produziu um diferencial a mais às opalas de Pedro II, que hoje são chanceladas pelo selo IG de identificação geográfica. A certificação de origem é um atributo valioso no ambiente do comércio internacional, que tem prestigiado as marcas associadas ao movimento da joalheria ética e responsável.