Distrito Federal

Brasília: Distrito Federal Criativo

Um marco para a modernidade


A capital brasileira inaugurou a ousadia dos projetos pioneiros e substituiu o multifacetado ecletismo pelo projeto universal da modernidade.

O encontro de duas retas, a marca da cruz, criou um marco para todo um território e um propósito de modernidade para uma nação. Brasília, no Distrito Federal, deu asas à imaginação de uma identidade que se desdobrava nos múltiplos volteios de suas raízes.
A capital brasileira inaugurou a ousadia dos projetos pioneiros e substituiu o multifacetado ecletismo pelo projeto universal da modernidade.

Saberes e Fazeres

O Brasil criativo e sua capital

Brasília, além do título de patrimônio cultural da humanidade, faz parte da rede internacional de ‘Cidade Criativas’, indicação concedida pela UNESCO. Hoje, a capital é um museu urbano aberto às experiências promovidas pelo pensamento moderno.

O caldeirão de ideias reunidas num mesmo lugar tem estimulado o empreendedorismo e promovido um aumento nas produções artesanais. Técnicas diversas, algumas milenares, trocam saberes na criação de soluções e novos negócios.

Como capital do Brasil, Brasília tem uma agenda de eventos de negócios criativos que integra diferentes segmentos como cerâmica, joias, bijuterias, acessórios e objetos decorativos.

O empreendedorismo solo é uma consequência das transformações pelas quais tem passado a sociedade contemporânea.

Divino Faleiros: o Mágico do Buriti

Chamado de Mágico do Buriti, Divino Faleiros é um desses mestres artesãos do Distrito Federal.

Natural de Uruana (GO), ele chegou à capital federal aos 9 anos. Hoje, Divino é referência na escultura com seus totens repletos de cores vivas. Além de produzir as suas peças, Divino reafirma a sua categoria de mestre ao repassar o seu conhecimento, ensinando as suas técnicas para a comunidade.

Brasília: modos de viver, criar e produzir

Artesãs da Agulha Mágica

As artesãs do Agulha Mágica trabalham com a técnica do crochê e se inspiram na biodiversidade da sua região, o Cerrado, para criar revestir ou customizar diversos artigos de casa. Entre eles estão panos de prato, toalhas de mesa, aventais, jogos americanos, toalhas de lavabo, cortinas, livros, almofadas, vestidos com sachês perfumados, porta-guardanapo, entre outros produtos.

A temática das peças varia entre flores, frutas tropicais e bichos pequeninos e delicados, que compõem peças muito lúdicas e enchem os ambientes da casa de vida.

Brasília: modos de viver, criar e produzir

O mestre Juan Gomes

A trajetória de Juan Gomes segue o mesmo fluxo de tantos migrantes nordestinos que chegaram fugidos da seca ao Distrito Federal, em busca de novas oportunidades no planalto central. O trançado de capim colonião é uma criação exclusiva do mestre Juan Gomes e dos grupos capacitados por ele em Goiás. O mix de produtos desenvolvidos pelo artista também inclui objetos que mesclam outras fibras brasileiras como o capim dourado e a palmeira de buriti, além da madeira e da cabaça.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto