O Monte Roraima está localizado na fronteira entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana.
A sua localização estratégica permite o diálogo entre três diferentes culturas. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), existem 11 etnias nas 32 terras indígenas regularizadas em Roraima.
O acolhimento das diferenças é uma das vocações e marca identitária do território. O Estado de Roraima é ao mesmo tempo a origem, onde são lançadas as sementes das identidades, o lugar que possibilita a troca cultural com seus vizinhos e a biodiversidade necessária ao projeto de futuro.
No ambiente caracterizado pelo clima equatorial e pela presença de formações vegetais de floresta e do Cerrado, o artesanato de Roraima representa a base para o enraizamento e para o desenvolvimento da diversidade dos talentos criativos do Estado.
O intercâmbio entre as tradições possibilita as contribuições entre os processos e a criação de novos produtos. Os objetos do artesanato reúnem saberes e fazeres na busca da melhor solução para o seu uso.
O vazado do cesto de canastra serve para transportar as raízes e, através dessa textura, também permite que a terra escoe, enquanto o alimento permanece arejado. A leveza do leque trançado em buriti facilita o seu uso.