O Estado do Rio de Janeiro guarda diferentes culturas em seu território e tem como vocação o talento do encontro dos atrativos que compõem a identidade brasileira.
O charme da mistura do artesanato do Estado do Rio de Janeiro é resultado da sabedoria da troca cultural e da capacidade da prática de fazer poesia e alegria com o material do seu cotidiano.
O artesanato do Estado do Rio de Janeiro materializa diferentes saberes e modos de vida. O território se divide em regiões que conservam e atualizam tradições de diferentes partes da Europa. As manifestações ainda guardam conteúdos relativos aos povos originários – que formaram o romântico repertório da Confederação dos Tamoios, história da resistência das nações indígenas que viviam no território e que lutaram contra a colonização – e expressam a influência dos muitos saberes adquiridos das culturas africanas.
No centro do Rio, cidade que ostenta a longa tradição de capital do Brasil e berço da cultura nacional, encontra-se o CRAB – Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, que funciona como plataforma para o conhecimento e experiências com todas as culturas que formam o Brasil, solidificando a tradição da cidade como guardiã dos tesouros nacionais. Uma visita à sua sede, na Praça Tiradentes, é uma oportunidade de se emocionar com os repertórios preciosos das ocupações dos Estados, exposições com o que há mais significativo e melhor das produções artesanais do Brasil.
Próxima à maior floresta urbana do mundo desenrola-se uma orla composta por longas faixas de areia e azul oceânico. Composto por praias famosas como Copacabana, um ícone universal; Ipanema, lugar que sediou a inauguração da Bossa Nova, ou Barra da Tijuca e Recreio, incorporadas aos roteiros pelos influenciadores e que complementam a extensão da paisagem deslumbrante. A arquitetura moderna fez do Rio o seu laboratório de ideias e a elegância Art Decô do Cristo Redentor, Patrimônio da Humanidade (?), são atrativos que, reunidos todos numa só cidade, compõem o cenário de um dos imaginários mais amplamente comunicados de todo o mundo.
Pelo Porto do Rio chegaram imigrantes e suas culturas. Com eles a cidade construiu um passado para ser lembrado e ressignificado, com constantes releituras sobre os seus protagonistas.
As suas pedras preservam a memória da história da Pequena África, no Cais do Valongo. Um passado que não pode ser esquecido, mas também de um presente que nos oferece fruições com a beleza no Museu de Arte do Rio e projetos de futuro no Museu do Amanhã.
O trabalho do artista Getúlio Damado é uma referência do talento criativo carioca.
Getúlio faz arte com ‘as coisas que já estão no mundo’ e expressa a vocação original desse lugar.
As sínteses poéticas e a capacidade de inventar novos sentidos é uma vocação da marca do Rio de Janeiro. O Estado oferece variadas experiências originais em todas as suas regiões e tem como ‘comissão de frente’ a cidade do Rio de Janeiro.
A história da cidade vive a troca de culturas desde a sua fundação. Tendo sido a capital do país, o Rio é até hoje berço da inovação de um estilo em permanente atualização. Irreverência, despojamento e bom humor fazem parte da vida do Rio de Janeiro.