Conhecida como terra das Alterosas, registrada pelo talento extraordinário do artista Alberto da Veiga Guignard, Minas Gerais ampliou o universo do imaginário brasileiro em diferentes segmentos das artes.
Em Minas Gerais, as inovações se apresentam como se sempre tivessem feito parte das tradições do seu passado e do Brasil inteiro. A mineirice é um estilo muito especial e original de preservar história, conservar memória, ao mesmo tempo que avança no desenvolvimento dos saberes.
Minas Gerais tem muitas falas encantatórias.
A cultura mineira conta com a contribuição de talentos especiais, como os artistas das letras, da música, da dança e das artes visuais em geral.
O artesanato de Minas Gerais tem integrado a cultura do território por gerações, produzido uma bioeconomia e gerado renda para as suas comunidades. As referências tradicionais servem ao mesmo tempo como fundamentos para o fortalecimento da identidade cultural do território, assim como inspiração para as novas ideias.
A criatividade mineira descortina novos horizontes para o fazer artesanal. São muitos os tesouros preservados por entre as brumas das suas alterosas. O artesanato demonstra o vigor do caráter de um povo que, sem romper com suas raízes, se solta no espaço livre da imaginação em suas criações.
A exuberância de suas narrativas construiu um amplo e rico acervo, e se posiciona como marca de destaque no grande repertório das identidades culturais brasileiras.
As mulheres do Vale do Jequitinhonha têm exercido um papel fundamental na geração de emprego e renda através do artesanato têxtil e cerâmico.
Também atuam na recuperação do meio ambiente e garantia da segurança alimentar através do cultivo agroecológico. Assim, ao longo de gerações, vêm garantindo a subsistência de suas famílias com autonomia e valorização de seus conhecimentos.