A exposição, com obras do Acervo CRAB, transita pelo território brasileiro, pelas técnicas artesanais e mostra o artista como protagonista de sua vida e obra.
A exposição está disposta em três salas que, juntas, constroem uma narrativa sensível sobre o artesanato, reforçando a importância dos territórios, pessoas e objetos no entendimento sobre a nossa produção artesanal.
Solo Criativo reúne obras do Acervo CRAB. A pluralidade da nossa coleção nos permite compartilhar novos olhares sobre o artesanato. Com esta exposição conseguimos mostrar a diversidade de técnicas e materiais que dão vida a objetos ricos em histórias e criatividade deste grande país continental chamado Brasil.
A primeira sala reúne várias informações sobre a produção artesanal nas regiões do país. Na segunda sala, o visitante vai conhecer as oficinas de artesanato, as técnicas de entalhe em madeira, cerâmica e trançados com fibras vegetais. Por último, a terceira sala aproximará o público dos artesãos de forma sensível e poética, com a exibição de parte de sua obra, seu depoimento e fotos e um objeto significativo de sua vida.
Solo Criativo encanta pela simplicidade, mostrando que a grandiosidade do artesanato está nos detalhes do cotidiano das pessoas que o criam. Em cada passo nas salas da Mostra somos provocados a refletir sobre a riqueza cultural do Brasil.
A diversidade é a riqueza da nossa terra
O Brasil é gigante territorialmente e majestoso em sua arte. Para cada estado, região e cidade que olharmos, seremos atraídos pela multiplicidade de processos criativos que traduzem as sutilezas do cotidiano através de técnicas, materiais e texturas, reforçando a grandiosidade de nossa terra e das pessoas que nela produzem.
A síntese artística: a casa, a oficina e as pessoas
O lar e a oficina são por vezes um único cenário. São espaços de socialização e aprendizado, onde o profissional se mistura aos seus familiares.
É observando, ouvindo histórias e colhendo restos de materiais que muitos artesãos iniciam sua trajetória profissional, mantendo viva a tradição artística de sua família e reafirmando sua importância como representantes da cultura local.
A formação do artesão se dá num sistema de trocas mútuas de aprendizado, proporcionando a articulação de saberes e a liberdade de criação e inovação, nos presenteando diariamente com a primazia do fazer a mão.
Nesta sala apresentamos três técnicas e a sua forma de produção mediante a interação do artesão com o meio que o cerca: Entalhe em madeira, modelagem em cerâmica e trançados em fibras vegetais.
É a verdadeira escola da vida, em que teoria e prática se unem dando sentido ao processo humano mais genuíno que admiramos: o artesanato brasileiro.
Homenagem ao artesão
Solo Criativo encanta pela simplicidade, mostrando que a grandiosidade do artesanato está nos detalhes do cotidiano das pessoas que o criam. Em poucos passos somos provocados a refletir sobre a verdadeira riqueza cultural do Brasil.
Esta exposição mostra não a totalidade, mas um importante recorte do artesanato produzido em nosso país.
Houve um esforço curatorial para homenagear o artesão brasileiro. Optamos por sermos fiéis às pessoas, aos seus hábitos, costumes e rituais.
Afinal, quando pensamos em artesanato, estamos falando em primeiro lugar de pessoas que dão vida e forma a essa arte. São sujeitos do seu tempo que, com suas mãos, transformam a matéria em objeto artístico, regiões ou cidades em territórios culturais e objetos em expressão criativa.
Nesta sala, destacamos os elementos que compõem os artistas. Aqui você irá entender as diversas camadas da vida de quem faz arte brasileira com as mãos. Trazemos depoimentos em conjunto com objetos importantes do cotidiano de cada artesão para se fazer visível que por trás de uma belíssima obra existe uma pulsante vida com costumes, histórias e alma.
Demonstramos aqui a personificação do artesão como um indivíduo comum, mas abrilhantado pela sua capacidade de criar, sonhar e transformar este grande país chamado Brasil em Solo Criativo.
Texto por Bruna Santos.