No mês da Consciência Negra, convidamos todos para o Papo CRAB, uma roda de conversa aberta que acontecerá no dia 28 de novembro, quinta-feira, às 16h. Abordaremos o tema “Memória e Representatividade“, em um diálogo rico e profundo sobre a cultura afro-brasileira, visibilidade artística e artesanato. Teremos a presença de integrantes do Jongo da Serrinha, como Mestre Ivo, Dona Eliana e Dyonne Boy, que compartilharão suas vivências, saberes e a importância da preservação dessa tradição
Convidados e mediador do Papo CRAB
Dyonne boy: Artista, ativista, gestora, é também jornalista formada pela PUC, Mestre em Projetos Sociais e Bens Culturais pela FGV, e doutoranda em Artes da cena na ECO -UFRJ. Pesquisadora e coordenadora executiva do Jongo da Serrinha desde 2004. Atua em conjunto com o espaço e seus colaboradores
Mestre Ivo (Ivo Mendes): Aposentado pela Petrobras, atual vice presidente do Jongo da Serrinha. Filho de Tia Maria do Jongo participa do Jongo da Serrinha há pelo menos quatro décadas.
Eliana Torres: enfermeira, jongueira, umbandista e dançarina do Jongo da Serrinha desde os anos 1970. Comadre de Vovó Maria Joanna e Mestre Darcy, é moradora da Serrinha.
Mediador – Victor Cardoso: artista plástico, museólogo formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e produtor cultural pela PUC-Rio. Especialista em arte popular brasileira e artesanato, dedica-se à salvaguarda e valorização desses patrimônios culturais.
Atua como analista do Sebrae no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), onde é responsável pela gestão do acervo, desenvolvimento de exposições, coordenação de oficinas práticas e realização de pesquisas relacionadas ao setor. Seu trabalho inclui o fortalecimento da preservação e difusão do artesanato brasileiro.