Assista a transmissão ao vivo do Seminário no dia 10 de dezembro a partir das 11h!
Já refletiu sobre como o artesanato pode ser um poderoso motor de desenvolvimento territorial no Brasil? As mãos, ao transformarem matérias-primas em peças únicas, também transformam destinos e culturas.
Pensando nisso, o CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro) convida você para participar do primeiro seminário “Mãos que Promovem o Brasil – Artesanato indutor do desenvolvimento territorial”, que acontece no dia 10 de dezembro de 2024, em sua sede na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro. Este evento vai discutir a valorização do artesanato como instrumento estratégico para o desenvolvimento territorial e a promoção das identidades regionais brasileiras.
Confira a programação!
Terça-feira, 10 de dezembro
- 9h30 | Credenciamento
- 10h | Café da manhã no CRAB
- 11h | Abertura Institucional
- 11h30 | Palestra “Desempenho econômico atual e a dinâmica do artesanato” Marcos Lelis – Economista, professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UNISINOS. É consultor da Associação Brasileira da Indústria de Calçados, da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário. Foi Gerente da Unidade de Inteligência Comercial e Estratégia de Negócios da APEX-BRASIL.
- 12h30 | Intervalo para almoço
-
14h30 | Painel Artesanato: Instrumento para o Desenvolvimento territorialLia Krucken – Professora e pesquisadora da UFBA e autora do livro “Design e território: Valorização de identidades e produtos locais”Marcio Sá – Professor-Pesquisador no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba e autor do livro “Além do barro: heranças de Vitalino no Alto do Moura do Século XXI”Rosângela Fidelis Martiniano – Representante da Wariró /FOIRN – A loja Wariró possui 370 artesões indígenas cadastrados, um projeto da FOIRN (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro)