Compartilhe

Exposição Mestre de Ofício Espedito Seleiro

Exposição
03 set
12 fev

 

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) apresenta ao público Mestre de Ofício Espedito Seleiro. Uma exposição que mostrará a arte, a vida, o território e a inspiração do cearense Espedito Seleiro, o mestre do artesanato em couro do país. É a primeira vez que o CRAB homenageia um único mestre artesão, com mostra totalmente dedicada a sua obra. A curadoria é de Alemberg Quindins, criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, e de Mercês Parente, consultora em Arte Popular e Patrimônio. 

 

O espaço a ser percorrido pelo visitante foi idealizado a partir do conceito da estética da recepção. Pensou-se na vivência de uma “experiência” ao penetrar nas distintas visões existentes, no imaginário coletivo, na história e na origem de um território. Buscou-se entender o desejo de informação daquele que, além de turista, é sim um viageiro, andante, observador, curioso, contemplativo, sensível e consciente. O objetivo foi o de estimular os sentidos e provocar emoções. 

 

A distribuição dos espaços do CRAB a serem percorridos pelo público foi concebida a partir da relação harmoniosa entre os vestígios, a ocupação, a casa e as celebrações do mundo de Seleiro. Da ancestralidade ao contemporâneo. O propósito é aguçar o olhar do visitante para o tempo, a história e a memória dos objetos. O visitante viverá uma experiência sensorial, com uma paisagem sonora, visual e tátil. Perceberá materiais e texturas, formas e função. Contemplará o belo, o lúdico, o onírico por meio da aproximação com o processo criativo e as técnicas, a estética e o estilo, o saber e o fazer, o produto. Refletirá sobre o passado e o presente, a tradição e a inovação. Vivenciará costumes e pessoas. Vibrará com o quadro de múltiplas cores que compõem a cultura do território Cariri, no Ceará, espaço de vida do mestre. 

 

Natural de Arneiroz (CE), Espedito Velozo de Carvalho adotou o nome de Espedito Seleiro por causa da família, a maioria de vaqueiros e seleiros. Foi no Cariri que ele criou raízes e iniciou sua carreira como artesão. Tornou-se um dos principais marcos da cultura nordestina. É mestre da Cultura, reconhecido oficialmente pelo governo do Estado do Ceará e pelo Ministério da Cultura. Em 2017, recebeu o título de Notório Saber pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre Espedito Seleiro tem 82 anos e ainda hoje mora em Nova Olinda, na região do Cariri. 

Seja bem-vindo ao CRAB e desfrute dessa viagem pela arte de mestre Espedito Seleiro. 

A informação sobre esse evento é de total responsabilidade do organizador do evento.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
🗓️ Quarta-feira, 18/09 - Fechado
🗓️ Quinta-feira, 19/09 - Fechado