O CRAB participa de mais uma edição da Semana Nacional de Museus, evento promovido pelo Ibram em todo o país. Em sua 23ª edição, a semana propõe uma reflexão sobre “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, abordando temas como patrimônio imaterial, juventude e novas tecnologias.
De 12 a 18 de maio, o CRAB recebe uma programação gratuita com rodas de conversa voltadas à valorização do artesanato como expressão viva da cultura brasileira.
As atividades garantem certificado de horas complementares e possuem vagas limitadas!
Confira a programação completa:
Terça-feira, 13 de maio – 16h | Papo CRAB: A exposição “Dona Izabel” e seu legado: Reflexões sobre educação, identidade cultural e comercialização.
Neste encontro, vamos refletir sobre o legado de Dona Izabel, grande mestra da cerâmica do Vale do Jequitinhonha, e como sua trajetória inspira debates sobre educação, identidade cultural e os caminhos de valorização e comercialização do artesanato brasileiro. A roda de conversa parte da exposição que celebra seus 100 anos e convida o público a pensar o artesanato como ferramenta de transformação social e expressão da cultura popular.
Sexta-Feira, 16 de maio – 16h | Papo CRAB: Juventude imaterial: os jovens como guardiões dos patrimônios imateriais do Rio de Janeiro – folia de reis e bate-bolas
Nesta roda de conversa, jovens protagonistas que mantêm vivas tradições como os bate-bolas e a folia de reis compartilham suas experiências, desafios e inspirações na preservação do patrimônio imaterial carioca.
O encontro propõe uma escuta sensível sobre a atuação da juventude como guardiã dessas manifestações culturais, conectando gerações e reafirmando identidades nos territórios periféricos da cidade