Mostra Mãos que Criam – Artesanato e Representatividade
O CRAB revisitou seu acervo e apresenta ao público a mostra Mãos que Criam – Artesanato e Representatividade. Trata-se de um delicado recorte que homenageia artesãos negros e suas artes, num reconhecimento daqueles que construíram e continuam a construir a história e a cultura brasileira. São 20 obras de seis artesãos negros que estarão expostas na entrada do CRAB durante todo mês de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20/11.
As peças são de Maria Cícera, João das Alagoas, Dona Irinéia, Beto Pezão, Maria da Cruz e Mestre Domingos do Congo. O objetivo é convidar o público para uma imersão afetiva por essas obras. Com isso, o CRAB quer que seus visitantes reflitam sobre nossas raízes culturais por meio do artesanato brasileiro.
Essas obras apresentam muita força e resiliência, e traduzem um cotidiano popular repleto de adversidade e criatividade. Entre as obras expostas, há instrumentos musicais, entalhe em madeira e modelagem em cerâmica, construídos por meio de diferentes técnicas. São
trabalhos que mostram a riqueza artística de nosso povo.