
O universo artesanal que mantém viva a Folia de Reis
Anda meio esquecido
Mas é o dia da festa
De Santo Reis
Eles chegam tocando
Sanfona e violão
Os pandeiros de fita
Carregam sempre na mão
– “A Festa do Santo Reis” interpretada por Tim Maia, composição de Márcio Leonardo
A Folia de Reis, também conhecida como Santo Reis, é uma manifestação cultural profundamente enraizada no imaginário popular brasileiro, sendo destaque nos meses de dezembro em janeiro em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro. Entre cortejos, cantorias e personagens emblemáticos, essa tradição, que remonta ao ciclo natalino e às antigas celebrações ibéricas, é também expressão do artesanato. Máscaras, estandartes, bordados, instrumentos, adereços e indumentárias são feitos manualmente por artesãos que carregam, em cada fio, pincelada e entalhe, a memória de suas comunidades.
H2 – Folia de Reis no Rio de Janeiro: origem e tradições
Máscara de Folia de Reis em apresentação popular – Divulgação: Blog Selvedge
A Folia de Reis é uma herança das festas de Reis Magos, celebradas em Portugal e Espanha desde a Idade Média. No Brasil, ganhou novos significados com o encontro entre influências europeias, africanas e indígenas. No Rio de Janeiro, a tradição se consolidou principalmente entre os séculos XIX e XX, e hoje segue sendo praticada amplamente no estado: Baixada Fluminense, Região Serrana, Norte e Noroeste Fluminense, Costa Verde e Região dos Lagos.
A manifestação pode ser dividida em dois períodos. O “giro” é o período da Folia que inicia em 25 de dezembro e tradicionalmente tem a data de término no dia 6 de janeiro (dia de reis), porém no Rio de Janeiro, é estendido até o dia de São Sebastião, 20 de janeiro, padroeiro da cidade. O segundo momento é o “arremate”, o fechamento do ciclo. Acontece sem uma data fixa, pois precisa conciliar os calendários dos grupos de folias, já que o mestre de cada uma convida as demais para a grande confraternização em sua casa.
O ritual e seus elementos

A Folia de Reis anuncia o nascimento de Jesus e reconta a jornada dos Reis Magos através de cantorias, cortejos e visitas às casas de seus devotos. Os elementos presentes nas roupas, bandeiras, coroas e instrumentos carregam símbolos do catolicismo com o olhar das manifestações populares brasileiras, cheios de cores, materiais e técnicas. Durante o cortejo, diferentes personagens participam da festa chamando a comunidade para participar enquanto recolhem donativos para as festas de Reis.
Personagens da Folia
O Mestre
O grande responsável pela organização do grupo, conduz o canto e o cortejo. Usa farda semelhante a de marinheiro, que pode ser adornada com fitas coloridas, cetim, bordados, simbolizando sua autoridade e imersão na religiosidade.
Alferes da bandeira
Tem a função de carregar a bandeira ou estandarte, apresentando e reverenciando o chefe da residência onde a folia passa, para receberem os donativos oferecidos pela família.
O Bastião ou palhaço

Talvez o personagem mais emblemático e reconhecido pelo público em geral. Seria a representação dos soldados de Herodes, que teriam a missão de de matar o Menino Jesus, mas ao deparar-se com sua bondade, passaram a adorá-lo. Arrependidos, eles seguiram com os Reis Magos, pedindo esmolas nas portas para fugir do castigo de Herodes ao não cumprirem o combinado. Trazem alegria com brincadeiras, danças, rodopios e interação com o público, além de citar textos sagrados e poesias para abençoar os lares. O Bastião usa roupas vibrantes e coloridas, máscaras que podem imitar peles ou ter chifres, transmitindo ar assustador e festivo ao mesmo tempo.
H4 Os Reis Magos
Os Reis Magos (Gaspar, Melchior, Baltazar) são as figuras que dão nome à Folia e representam a busca pela divindade. Podem ser representados por foliões, mas em geral os próprios Mestre, Contramestre e Alferes representam os três reis.
H4 Coro e instrumentistas
O conjunto de instrumentistas e cantadores é guiado pelo Mestre. Os instrumentos podem variar para cada grupo, assim como o número de componentes.

Máscaras de palhaços: a cara da Folia de Reis

As máscaras do personagem palhaço são um dos símbolos mais reconhecíveis da Folia de Reis. Produzidas em papel machê, couro, tecido engomado, coloridas com tintas ou colagem de outros materiais, dão expressão ao personagem. Cada máscara é única, carrega a assinatura do artesão que a produziu e as características do grupo.
Estandartes bordados com fitas, miçangas, pedrarias, franjas e pinturas

O estandarte apresenta a Folia. Elaborado com bordados minuciosos, aplicações de lantejoulas, pedrarias, fitas, ele costuma incluir imagens dos Reis Magos, estrelas e passagens religiosas pintadas a mão. Além de identificar o grupo, o estandarte compõe o ritual de proteção e devoção comunitária.
Indumentárias multicoloridas

Os figurinos da Folia de Reis variam conforme seus personagens e coletivos. Da chita às fardas da banda, elementos como bordados, símbolos cristãos, espelhos, fitas e brilhos são incorporados às peças.
Instrumentos artesanais como caixa, pandeiro, tamborim, viola, reco-reco e ganzá

A música é sustentada por instrumentos como caixa, pandeiro, tamborim, viola, reco-reco e ganzá, muitos deles produzidos por artesãos e luthiers que dominam a marcenaria e os saberes musicais. Madeira, couro, metal e fibras vegetais são trabalhados com precisão para criar os instrumentos. Esses sons marcam o ritmo do cortejo, orientando as cantorias e as danças da festa. É o conjunto de elementos produzidos manualmente, dos instrumentos aos adereçoes, que expressam o trabalho coletivo das comunidades e fortalecem a identidade da Folia de Reis no estado.
Mapa da Folia de Reis no Estado do Rio

A grande diversidade territorial do Rio de Janeiro permite que a Folia de Reis assuma características distintas conforme a região onde acontece. A seguir, vamos apresentar um pouco sobre cada território:
Baixada Fluminense, o maior número de grupos ativos

Municípios como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Mesquita e São João de Meriti concentram dezenas de folias tradicionais, muitas com mais de 70 anos de existência. Os grupos costumam se apresentar durante todo o ciclo natalino, encerrando as atividades no Dia de Reis (6 de janeiro), porém algumas até o dia de São Sebastião (20 de janeiro)
Folia de Reis Estrela D’Alva (Duque de Caxias): é uma das mais tradicionais da Baixada Fluminense, reconhecida pelo forte vínculo comunitário e pelas apresentações vibrantes que percorrem bairros populares de Duque de Caxias. O grupo é conhecido por suas apresentações com a presença de 23 componentes, liderados pelo Mestre Poli.

Folia de Reis Estrela do Oriente, Deus é Nosso Guia é um grupo icônico de São João de Meriti, que foi liderado por décadas pelo falecido Mestre Pedro, referência cultural da região. Reconhecido como Patrimônio Imaterial da Baixada Fluminense, o grupo é conhecido por seus encontros festivos, como o “Giro da Folia” no Morro do Embaixador.

Folia de Flor do Oriente – Fundado em 1872 em Minas Gerais e desde 1944 fixou a sede no bairro Vila Rosário, em Duque de Caxias, trazida pelo Mestre Manoel.
Região Serrana, tradição e influências estéticas

Na Serra fluminense, principalmente em cidades como Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, observa-se a influência germânica e italiana nas técnicas de costura, bordado e confecção de máscaras.
Folia de Reis Estrela Guia (Teresópolis): uma das mais reconhecidas da região, com atividades registradas desde a década de 1980. A Estrela Guia é único grupo em atividade na cidade, liderado pelo mestre Reginaldo da Silva Lopes, que mantém viva a manifestação, reconhecida como Patrimônio Imaterial do Município.
AGFRNF (Associação dos Grupos de Folia de Reis de Nova Friburgo): Em Nova Friburgo, o destaque é a AGFRNF, organização formal dos grupos da cidade. O objetivo principal da associação é fortalecer, preservar e divulgar a prática das Folias de Reis, congregando os diversos grupos existentes e organizando os principais eventos e encontros.
Região dos Lagos e Costa Verde e influência caiçara

Em municípios como Cabo Frio, Búzios, Angra dos Reis e Paraty, a Folia de Reis convive com tradições caiçaras.
Folia de Reis Estrela D’Alva (Cabo Frio, bairro Praia do Siqueira): mesmo com a modernização, o grupo mantém as raízes da tradição da Folia de Reis desde a década de 60. Conhecido por se apresentar na orla, o Estrela D’Alva é parte essencial do esforço de preservação da memória e fortalecimento das raízes culturais da cidade.
Folia de Reis Estrela do Oriente (Cabo Frio / Arraial do Cabo): grupo com forte atuação no resgate cultural, o Estrela do Oriente oferece aulas de instrumentos e confecção de adereços para crianças em sua sede. Estpa presente nos grandes eventos na Praça da Cidadania junto com outras folias como a Estrela D’alva.
Vale do Café

A região possui registros das Folias de Reis desde o século XIX, provavelmente iniciada pelos imigrantes mineiros. Municípios como Valença, Vassouras e Rio das Flores, com a Folia mais antiga de Mestre Tachico, têm forte tradição, com encontros anuais dos grupos.
Norte e Noroeste Fluminense

Grupos de Folia em São Fidélis (Norte Fluminense): São Fidélis também é território importante dessa tradição, com grupos que participam de encontros locais e regionais. Recentemente, um novo grupo formado por crianças e adolescentes, o Estrela dos Anjos do Oriente, revela o interesse da juventude pela manifestação.
A Folia de Reis Estrela de Belém do Norte é uma das mais antigas, fundada em 1944 por mestre Cenilson Franco Ferreira. Já a Folia de Reis Estrela Guia, liderada pelo Mestre Ricardo Terra, destaca-se pela preservação rigorosa dos ritos tradicionais. O grupo nasceu de uma brincadeira de infância entre amigos e consolidou-se com o apoio da comunidade local e do coletivo Pedra Doce e Cia, que auxilia na profissionalização da gestão cultural.
Grupos de Folia em Miracema (Noroeste Fluminense): recentes resgates da tradição marcam a manifestação na cidade. Em 2025, foliões retomaram a entrada na Igreja Matriz após 34 anos de interrupção, um acontecimento significativo para a comunidade e para a valorização simbólica da Folia de Reis. Há registro de pelo menos 12 grupos da Folia de Reis em atividade no município, destacando Folia Mensageiros do Menino Jesus, liderado pelos Mestres Ademir e Jorge Barcelos; Folia Estrela dos Anjos, liderado pelo Mestre Romário e Folia Estrela Nova do Oriente, de mestre Rafael Finamor.
O mapa da Folia de Reis no Rio de Janeiro revela uma tradição vibrante e viva, mesmo que por alguns esquecida. Cada grupo, território e cada mestre formam uma rede de preservação cultural que resiste ao tempo e se reinventa com as próprias mãos. A produção de cada grupo materializa a fé em seus figurinos, adereços, músicas, fortalecendo as economias locais e inspirando novas gerações de artistas.
Referências Bibliográficas:
Referências Bibliográficas:
TERESÓPOLIS (Município). Folia de Reis “Estrela Guia” leva tradição da manifestação cultural aos visitantes da FeirArte. Teresópolis: Prefeitura Municipal, 2021. Disponível em: https://www.teresopolis.rj.gov.br/folia-de-reis-estrela-guia-leva-a-tradicao-da-manifestacao-cultural-aos-visitantes-da-feirarte/. Acesso em: 10 dez. 2025.
GLOBO. Folia de Reis em Nova Friburgo — reportagem / vídeo. GloboPlay, 2019. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/11300266/. Acesso em: 10 dez. 2025.
CABO FRIO (Município). Folia de Reis leva história e tradição para a Praça da Cidadania em Cabo Frio. Cabo Frio: Prefeitura Municipal, 2023. Disponível em: https://cabofrio.rj.gov.br/folia-de-reis-leva-historia-e-tradicao-para-a-praca-da-cidadania-em-cabo-frio/. Acesso em: 10 dez. 2025.
PORTAL MULTIPLIX. Novas datas: Folia de Reis será celebrada em Cabo Frio. Portal Multiplix, 2024. Disponível em: https://www.portalmultiplix.com/noticias/novas-datas-folia-de-reis-sera-celebrada-nesta-sexta-e-domingo-em-cabo-frio. Acesso em: 10 dez. 2025.
ODIA / IG. Miracema: Folia de Reis recupera tradição e volta à Igreja Matriz após 34 anos. O Dia / iG, 2025. Disponível em: https://odia.ig.com.br/miracema/2025/01/6984860-folia-de-reis-recupera-tradicao.html. Acesso em: 10 dez. 2025.
BLOG DO LORENZINI. As celebrações de Folia de Reis do Noroeste Fluminense passam a ser patrimônio cultural e imaterial do Estado do Rio. Blog do Lorenzini, 14 abr. 2025. Disponível em: https://blogdolorenzini.com/2025/04/14/as-celebracoes-de-folia-de-reis-do-noroeste-fluminense-passam-a-ser-patrimonio-cultural-e-imaterial-do-estado-do-rio/. Acesso em: 10 dez. 2025.
BLOGGER, Artes Cênicas nas Encruzilhadas Culturais. Folia de Reis – manifestação folclórica / popular. Publicado em 27 ago. 2014. Disponível em: https://cenanasencruzilhadas.blogspot.com/2014/08/folia-de-reis-manifestacao-folclorica.html. Acesso em: 16 dez. 2025.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO — ALERJ. Projeto / Lei (registro digital) — Declara Folia de Reis do Noroeste Fluminense como Patrimônio Imaterial. Alerj — Sistema de Documentos, 2025. Disponível em: https://www3.alerj.rj.gov.br/lotus_notes/default.asp?URL=L3NjcHJvMjMyNy5uc2YvMGM1YmY1Y2RlOTU2MDFmOTAzMjU2Y2FhMDAyMzEzMWIvNzUzY2UyN2YxYzcyODUwYzAzMjU4YzI5MDA1YzdiZWM%2FT3BlbkRvY3VtZW50JkhpZ2hsaWdodD0wLDIwMjMwMzAyNjM4&=&id=161. Acesso em: 10 dez. 2025.
FOLHA1. Folia de Reis mostra, mais uma vez, a resistência no Norte Fluminense. Folha1, jan. 2025. Disponível em: https://www.folha1.com.br/cultura_e_lazer/2025/01/1304910-folia-de-reis-mostra-mais-uma-vez-a-resistencia-no-norte-fluminense.html. Acesso em: 10 dez. 2025.
O DIA (estado / cultura). Folia de Reis vira documentário no Noroeste — “Folia, Fé e Reis” (registro e exibição). O Dia, 2015. Disponível em: https://odia.ig.com.br/odiaestado/2015-07-09/folia-de-reis-vira-documentario-no-noroeste.html. Acesso em: 10 dez. 2025.
HISTÓRIA — UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). Trabalho / Tese: estudos sobre folias e tradições populares. UFF — Departamento de História, 2014 (ou data conforme documento). Disponível em: https://www.historia.uff.br/stricto/td/2160.pdf. Acesso em: 10 dez. 2025.
MIRACEMA ESTADO DO RJ (Blog). Festa de Arremate reúne folias — registro histórico e lista de grupos. Miracema: blog, 2014. Disponível em: https://miracemaestadodorj.blogspot.com/2014/01/festa-de-arremate-reune-em-italva-15.html. Acesso em: 10 dez. 2025.
SOPA CULTURAL. Registro fotográfico e reportagens sobre Folia de Reis no Norte/Noroeste Fluminense. Sopa Cultural, 2025. Disponível em: https://sopacultural.com/wp-content/uploads/2025/03/23.jpeg (registro fotográfico). Acesso em: 10 dez. 2025.
FOLIAS DE REIS DE NOVA FRIBURGO. Festival de Folia de Reis é atração em praça de Nova Friburgo, no RJ. Nova Friburgo, 26 ago. 2020. Disponível em: https://foliadereis-novafriburgo.blogspot.com/. Acesso em: 17 dez. 2025.
FESTIVAL de Folia de Reis agita Conselheiro Paulino neste fim de semana. Descubra Nova Friburgo, Nova Friburgo, 16 jan. 2024. Disponível em: https://descubranovafriburgo.com.br/festival-de-folia-de-reis-agita-conselheiro-paulino-neste-fim-de-semana/. Acesso em: 17 dez. 2025.
A VOZ DA SERRA. Folia de Reis, uma tradição que envolve cidade de Nova Friburgo. Nova Friburgo. Disponível em: https://avozdaserra.com.br/noticias/folia-de-reis-uma-tradicao-que-envolve-cidade-de-nova-friburgo. Acesso em: 17 dez. 2025
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DO RIO DE JANEIRO. Folia de Reis RJ 2. Rio de Janeiro, 2025. Disponível em: https://cultura.rj.gov.br/folia-de-reis-rj-2/. Acesso em: 17 dez. 2025.
IMA, Ricardo Gomes; SILVESTRE DA SILVA, Thiago. Entre rotinas e ritos, trabalho e festa: inventário das Folias de Reis fluminenses para registro como patrimônio cultural brasileiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/download/21032/23966/113308. Acesso em: 17 dez. 2025.
REISADO FLOR DO ORIENTE. Disponível em: https://diariodorio.com/reisado-flor-do-oriente-mantem-viva-tradicao-da-folia-de-reis-na-baixada/. Acesso em 17 dez 2025.
Folia de Reis. Disponível em:https://wikifavelas.com.br/index.php/Folia_de_Reis. Acesso em 17 dez 2025.
Fontes das imagens
Imagem da internet: Grupos de Folias de Reis comandam os festejos em Cabo-Frio. Disponível em: https://cabofrio.rj.gov.br/folia-de-reis-sera-celebrada-nesta-quinta-feira-06-em-cabo-frio/
Imagem da Internet: Folia de Reis se apresenta em Rio das Ostras. Disponível em: https://www.riodasostras.rj.gov.br/folia-de-reis-se-apresenta-nesta-sexta-6-de-janeiro/?utm_source=chatgpt.com
Imagem da internet: Máscaras de Folia de Reis em apresentação popular em Barra Mansa (RJ). Disponível em: https://barramansa.rj.gov.br/folia-de-reis-e-sao-sebastiao-vai-acontecer-no-bairro-vila-nova-no-proximo-fim-de-semana/
Imagem da internet: A figura do palhaço em Folia de Reis de Campos dos Goytacazes (RJ). Disponível em: https://j3news.com/2019/01/06/os-reis-da-resistencia/
Imagem da internet: Coroas de Reis Magos em Cortejo. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2019/01/03/espetaculo-de-folia-de-reis-sera-apresentado-de-graca-em-catanduva.ghtml
Imagem da Internet: Indumentária multicolorida da Folia de Reis. Disponível em: https://temporealrj.com/camara-do-rio-aprova-projeto-que-reconhece-folia-de-reis-como-patrimonio-cultural/
Imagem da internet: Altar decorado com talismãs da Folia de Reis. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2022/05/19/saquarema-rj-recebe-a-exposicao-essa-folia-e-de-reis-com-entrada-gratuita-no-centro-de-memoria.ghtml
Imagem da internet: Apresentação popular de Folia de Reis. Disponível em: https://temporealrj.com/camara-do-rio-aprova-projeto-que-reconhece-folia-de-reis-como-patrimonio-cultural/
Imagem da internet: Folia de Reis na Baixada Fluminense. Disponível em: https://www.novaiguacu.rj.gov.br/semcult/2020/01/18/encontro-de-folia-de-reis-resgata-tradicao-e-emociona-iguacuanos/
Imagem da internet: Em Nova Friburgo também tem Folia de Reis. Disponível em: https://avozdaserra.com.br/noticias/folia-de-reis-uma-tradicao-que-resiste-em-nova-friburgo
Imagem da internet. Preparativos para Folia de Reis em Paraty. Disponível em: https://vozdosmunicipios.com.br/2023/12/29/paraty-define-programacao-para-comemorar-a-folia-de-reis/
Imagem da internet: Folia de Reis em Miracema. Disponível em: https://miracemaestadodorj.blogspot.com/2014/01/festa-de-arremate-reune-em-italva-15.html
Imagem da internet: Os três Reis Magos, personagens centrais na Folia de Reis. Disponível em: https://cenanasencruzilhadas.blogspot.com/2014/08/folia-de-reis-manifestacao-folclorica.html
Imagem da Internet: Mestre Pedro, grande líder da Folia de Reis Estrela do Oriente, Deus é o Nosso Guia. Disponível em: https://portalc3.net/mestre-pedro-icone-da-cultura-popular-da-baixada-falece-aos-89-anos/
Imagem da Internet: Estandarte e cortejo no Festival de Folia de Reis de Macaé. Disponível em: https://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/folias-de-reis-cantam-o-natal-pelas-ruas-da-cidade?
Imagem da Internet: Folia de Reis Penitentes do Santa Marta. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/12/03/folia-de-reis-do-santa-marta-na-zona-sul-do-rio-anuncia-calendario-de-apresentacoes-em-favelas-da-cidade.ghtml
Imagem da Internet: Artesanato colorindo a Folia de Reis em Volta Redonda. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2023/01/11/volta-redonda-recebe-encontro-de-folia-de-reis.ghtml
Imagem da internet: Estandarte São Sebastião. Disponível em: https://palaciotiradentes.rj.gov.br/noticias/secretaria-de-cultura-vai-premiar-mestres-de-folia-reis-de-todo-o-estado
Imagem da internet: Vassouras, RJ. Disponível em: https://valedocaferio.wordpress.com/2016/01/14/folia-de-reis-e-tradicao-no-vale-do-cafe/#jp-carousel-195
Imagem da internet: Cabo Frio. Disponível em: https://cabofrio.rj.gov.br/folia-de-reis-sera-celebrada-nesta-sexta-6-na-praca-da-cidadania-em-cabo-frio/
