A arquitetura colonial da capital São Luís, também conhecida como a “Cidade dos Azulejos”, é um convite para a lentidão do caminhar. Seu repertório de azulejaria é um registro da dominação moura na história de Portugal trazida na colonização do Brasil. O uso dos azulejos nas fachadas é um convite ao flanar e é considerado como uma das produções mais originais da cultura portuguesa.
O encantamento com a cultura
Nas superfícies dos azulejos e das telhas, os artesãos exaltam a beleza dos detalhes das dezenas de casarões de origem portuguesa, ressaltando a importância desse pedaço da história contado há mais de 400 anos. Os azulejos são as lembranças mais desejadas por todos os visitantes do Centro Histórico.
A influência moura, origem da azulejaria portuguesa, com os seus padrões decorativos característicos de um estilo facilmente identificável, encontrou no artesanato maranhense o caminho criativo para uma produção ricamente elaborada, marcada por um padrão cromático exuberante e por técnicas de esmaltação requintadas.