As Caretas de Acupe, também conhecidas como “Máscaras de Acupe”, são uma manifestação cultural tradicional da Bahia, especificamente da região do Recôncavo Baiano. A origem das Caretas de Acupe remonta aos anos 1850, durante o período colonial. Num dia de julho, um senhor de engenho, severo e cruel, promoveu um baile de máscaras, e os escravizados da senzala decidiram participar da festa com suas próprias máscaras, assuntando e brincando com os presentes.
Suas máscaras fugiam totalmente do modelo sofisticado europeu. Tinham características bem rudimentares e aparência assustadora, por isso cumpriam sua missão, a de assustar as pessoas. A partir daí passaram a chamar aquele tipo de máscara de careta, surgindo o que conhecemos hoje como as Caretas de Acupe.
Os escravizados passaram a utilizar essas máscaras também para esconder suas identidades e escapar da perseguição das autoridades coloniais, já que as festas eram proibidas para a população negra. Com o tempo, a tradição das Caretas de Acupe evoluiu, incorporando elementos da cultura africana e influências indígenas, tornando-se uma celebração única, que mescla elementos religiosos, folclóricos e festivos.
Tradição no carnaval da Bahia
As Caretas de Acupe também se tornaram importante para o artesanato da região. São geralmente feitas de papel machê, decoradas com cores vibrantes e formas expressivas. Cada máscara é única e pode apresentar diferentes elementos simbólicos, como animais, deuses, demônios e figuras da cultura afro-brasileira.
Atualmente, essas máscaras desempenham papel fundamental nas festividades do Carnaval em Santo Amaro (BA), onde os mascarados desfilam pelas ruas da cidade, dançando e interagindo com o público. As Caretas de Acupe contribuem para preservar e promover a cultura local, bem como fortalecem o senso de identidade e pertencimento da comunidade. Também são um símbolo forte da resistência histórica dos afrodescendentes, contribuindo também para o enriquecimento econômico da comunidade local.
O acervo do CRAB, que pode ser visitado pelo público por meio de visitas agendadas, possui cinco máscaras de Acupe da artesã Joseane da Conceição Ribeiro. Todas foram confeccionadas em papel machê, arames e papelão.
Texto de Graciela Urquiza Mendes
Saiba mais sobre o artesanato brasileiro.
Conheça o artesanato da Bahia.
Fontes:
Alves, Joice Lorena do Sacramento. Memórias e narrativas de resistência num recôncavo da Bahia : as caretas de Acupe – Santomaro. 2016.
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/bitstream/123456789/699/1/2016_mono_jalves.pdf
https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/08/voce-sabe-o-que-sao-as-caretas-de-acupe