Natal – O Design, os traços e o regionalismo do artesanato foram parar nos cortes, modelagens e cores das coleções autorais. Isso foi o que o público pôde ver nos desfiles durante a abertura do Midway Fashion Days, a semana de moda potiguar. O Sebrae no Rio Grande do Norte levou grupos artesanais do estado a apresentar o resultado do trabalho no evento, que começou nesta quarta-feira (24), no shopping Midway Mall, em Natal. As coleções autorais, desenvolvidas por esses artesãos, brilharam na passarela ao exibir peças com identidade própria e elementos da cultura local associados à moda.

Uma parceria do Sebrae com o a instituto Riachuelo fortalece a atuação junto ao Bordado de Caicó, que também roubaram a cena, logo no primeiro dia dos desfiles. Além das coleções apresentadas, as bordadeiras do município de Timbaúba dos Batistas (que fica a aproximadamente 292 km da capital potiguar) participaram de um bate papo com espectadores da semana de moda e contaram a experiência de bordar os uniformes que os atletas brasileiros vão usar na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, que começam em julho, na capital da França. Definitivamente, o artesanato está na moda.

De acordo com a gestora do projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, Maezia Teodora, a inserção das coleções que unem artesanato e moda no Midway Fashion Days faz parte das estratégias para valorizar e dar visibilidade à produção artesanal e, ao mesmo tempo, abrir mercado para os artesãos.

“O evento tem como objetivo apresentar as coleções desenvolvidas com o apoio do Sebrae, quer seja por meio da estratégia de atendimento ou por editais, e do Instituto Riachuelo. Com as apresentações, esperamos reforçar a valorização da cultura e características locais, fortalecendo a originalidade por meio de cada peça como diferencial competitivo para esses grupos. A ideia é promover e valorizar o artesanato potiguar, além de unir e integrar o artesanato às diversas frentes da economia criativa, incluindo a moda”, destaca Maezia Teodora.

Talk Show interativo com o público e apresentação dos uniformes olímpicos

Antes de os modelos subirem à passarela, a programação oficial de abertura da semana de moda promoveu, por volta das 17h, o bate papo interativo Artesanato na Passarela, que teve a participação das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas e mediado pelo Sebrae. A conversa abordou os detalhes de uma das ações que devem dar visibilidade internacional para o artesanato do Rio Grande do Norte.

O grupo de 80 bordadeiras do Seridó foi responsável por inserir bordados de animais da fauna brasileira no uniforme, que será usado pela delegação no desfile de abertura das Olimpíadas de Paris, que será a céu aberto, nas águas do Rio Sena, no dia 26 de julho. No bate papo, a representante do grupo, a artesã Salmira Torres, revelou as expectativas das bordadeiras e detalhou como tudo foi desenvolvido.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, participou da abertura do evento e, durante o bate papo, a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial da instituição, Verônica Melo, contextualizou as ações do Sebrae voltadas para o artesanato, incluindo o suporte necessário para o desenvolvimento das atividades dos grupos. A coordenadora do Instituto Riachuelo, Renata Fonseca, também prestigiou os desfiles. As duas apresentaram toda essa intervenção feita do Sebrae durante esses anos, resultando na escolha do Bordado do Seridó para compor os uniformes das Olimpíadas.

“Foi uma oportunidade das pessoas presentes verem ao vivo esses uniformes em primeira mão. depois do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ter apresentado oficialmente as peças em evento no Rio de Janeiro”, ressaltou Verônica Melo./>

Mais moda autoral

A programação do Midway Fashion Days prossegue nesta quinta-feira (25) com mais desfiles de estilistas e marcas locais que contam com o apoio do Sebrae. Antes dos desfiles, por volta das 17h, está prevista a realização do Meeting de Moda, que será conduzido pelo Sebrae e vai apresentar as experiências de empresários locais do setor.

O que foi apresentado no primeiro dia de desfile

Ao todo, foram apresentadas sete coleções somando mais de 50 looks com as diversas tipologias desenvolvidas em território potiguar e que contam suas histórias. Saiba o que cada marca mostrou nesse primeiro dia de desfiles do Midway Fashion Days:

COASE – Coleção Rubi – A COASE celebra seus 45 anos com a Coleção Rubi, trazendo o Bordado de Caicó como destaque. Com peças que variam do tamanho 38 feminino ao 40/42 masculino, a coleção resgata técnicas tradicionais e as une ao Crochê e Patchwork, resultando em uma linha inovadora de 2 a 3 peças por look. A marca se orgulha de sua história e evolução, mantendo-se fiel às suas raízes artesanais.

Santá – Coleção Dona Helena – A Santá homenageia Dona Helena com sua coleção, refletindo a iconografia de Santa Cruz. Com peças exclusivamente femininas nos tamanhos 38, a coleção de 1 a 2 peças por look utiliza Linho Puro e Tricoline de Algodão, destacando técnicas como Crochê, Bordado em ponto bainha e pintura em tecido, capturando a essência da região e sua homenageada.

Fios do Sertão – Coleção Ser Tão Amar – A coleção Ser Tão Amar, da Fios do Sertão, apresenta peças infantis e adultas, com tamanhos variando entre 6/8/10 infantil e 40/42 masculino. A coleção de 1 a 3 peças por look celebra a habilidade das mulheres do sertão potiguar, utilizando Crochê e Bordado manual em linhas coloridas e tecidos que refletem a beleza da região.

Cobartes e Casa das Bordadeiras – Coleção Bonito pra Chover – Bonito pra Chover é uma celebração das chuvas no Seridó potiguar, trazendo peças bordadas que variam de tamanho P a 52 feminino. Com 1 a 2 peças por look, a coleção desenvolvida pela Cobartes e Casa das Bordadeiras utiliza o Bordado de Caicó para retratar a paisagem local, em uma expressão de festa e memória afetiva.

Casa das Bordadeiras – Coleção Território – A Coleção Território desafia as bordadeiras de Timbaúba dos Batistas a inovar, trocando florais por gravuras rupestres. Com peças de 1 a 2 por look nos tamanhos 38 a 44 feminino e 42 masculino, a coleção utiliza bordados abstratos em tecidos de fibra natural, conectando a tradição do bordado local com a história ancestral da região.
Durabilité – Coleção Renascer – A Durabilité apresenta a Coleção Renascer, focada em acessórios como bolsas e carteiras, feitos a partir de resíduos de Jeans. Com 1 a 3 peças por item, a coleção reflete a experiência da artesã Josinha com o jeans e a visão do designer sobre a reutilização criativa do material.

Casa do Artesão do Seridó – Coleção Fêmea Poesia – Inspirada na mulher sertaneja e na poesia de Lurdinha Medeiros, a Coleção Fêmea Poesia da Casa do Artesão do Seridó oferece peças que vão do tamanho 36 ao M/G feminino, com 1 a 2 peças por look. A coleção une a marca Gueorguia e artesãs locais, destacando a força e a beleza do artesanato passado de geração em geração.

 

Por Agência Sebrae de Notícias

Share