Renda
A arte de fazer renda é uma forte expressão da cultura do artesanato brasileiro e cumpre um importante papel socioeconômico no estado do Rio Grande do Norte.
Rendeiras do Rio Grande do Norte
As rendeiras do Rio Grande do Norte ocupam um lugar notável como referência de excelência da produção artesanal. A região parece ter concentrado um talento especial: a paciência necessária para esperar a beleza do resultado ao final das tantas horas de trabalho, a precisão com a execução de cada ponto e a poesia de se saber fazer parte de uma cultura que começou muito tempo antes da mãe, da avó, da bisavó, mas que por conta deste fazer continuará por tantas outras gerações.
O Estado do Rio Grande do Norte produz Rendas de Bilros, Labirinto, Renascença, Irlandesa e Filé.
Artesãs participam levando a técnica para o Top100.
AS MARGARIDAS – COOPERCRUTAC Natal – RN
A COOPERCRUTAC tem suas raízes em um programa de extensão pioneiro da UFRN. Há 50 anos, atuam no apoio à atividade artesanal, com ênfase no fomento à produção e à comercialização com base familiar e comunitária. O grupo “As Margaridas” remete à liderança da mestre artesã Margarida Faustino, que deixou um forte legado de renda irlandesa em sisal na comunidade de Chã de Moreno. As artesãs elaboram desenhos próprios, e cada peça leva o nome da artesã que a criou.