Fonte:VejaSP_Fios de algodão: tingimento natural (Lucas Rosin/Divulgação)

Design e ancestralidade no Xingu

Mostra no Museu A CASA explora o encontro entre tradição indígena e criação contemporânea

 

A exposição “Xingu – Reflexos Indígenas no Design Contemporâneo” ocupa o Museu A CASA do Objeto Brasileiro com peças que traduzem cinco anos de parceria entre a designer Maria Fernanda Paes de Barros, do Yankatu, e os artesãos Mehinaku do Alto Xingu.

O diálogo rendeu uma paleta de cores naturais obtidas de cascas de árvores e inspirou obras que vão de bancos zoomorfos a cestarias e esteiras. Além dos objetos tradicionais, a mostra traz criações inéditas feitas em buriti e algodão tingido, numa fusão entre técnica ancestral e olhar atual. O público encontra ainda um mini-documentário e catálogo digital gratuitos que revelam bastidores do processo colaborativo. A expografia, marcada pelas cores da Sherwin-Williams, reforça a atmosfera imersiva.

Com entrada franca, a mostra segue até 26 de outubro, propondo um mergulho nas conexões entre arte, memória e design brasileiro.

Museu A CASA
Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros,
Tel: 011- 3814-9711.
Horários:  Qua. a dom., 10h/18h. Grátis. Até 26/10.

 

Referência: Leia mais em: https://vejasp.abril.com.br/coluna/arte-ao-redor/projeto-relaciona-design-contemporaneo-e-artesanato-indigena/#google_vignette