Cariri homenageia Gilberto Gil com título “Doutor Honoris Causa” e exposição de artesanato sobre sua obra musical 

 O cantor e compositor baiano Gilberto Gil recebeu, dia 10 de julho, o título de ‘doutor honoris causa’ pela Universidade Regional do Cariri no espaço Terreiro das Artes do Centro Cultural do Cariri, na cidade do Crato (CE). Na ocasião, Gil também foi homenageado com a abertura da exposição Debaixo do Barro do Chão”, que exibe obras de artesanato regional que se conectam com sua obra musical.

Foto: Samuel Macedo. (Fonte: Instagram)  

“A gratidão por essa honraria só não é maior que o orgulho de fazer parte dessa riqueza, dessa grandeza, dessa terra ardente, de ser irmão dessa sagrada gente desse chão. Obrigado, de coração. Fizeram pulsar diferente meu coração de menino brasileiro”, disse Gilberto Gil em seu discurso de agradecimento. 

Gilberto Gil recebe título de ‘doutor honoris causa’ da Universidade Regional do Cariri. — Foto: PH Santos/TVM Cariri.  (Fonte: G1)

Com curadoria de Fabiano Piúba, a mostra conta com trabalhos de Corrinha Mão na Massa, da cidade de Missão Velha (CE), da Mestra Fanca e das Irmãs Cândido, de Juazeiro do Norte (CE), e do Mestre Jaime, da Barbalha (CE). O visitante verá peças construídas a partir da música “De onde vem o baião” e outras que se relacionam com a vida e obra de Gil. A exposição também exibe registros fotográficos e depoimentos em vídeo do artista. 

O Cariri sempre esteve presente na vida e na obra do cantor e compositor Gilberto Gil, em especial na sua relação com o cancioneiro de Luiz Gonzaga, filho de Exu, terra pernambucana que faz fronteira com o Crato, cidade onde está localizado o Centro Cultural do Cariri. 

(Fonte: Centro Cultural do Cariri, Instituto Mirante e G1)