
Primeira loja de artesanato de Pernambuco é inaugurada no Porto e reforça laços culturais entre Brasil, CPLP e Europa
O artesanato pernambucano ganhou uma vitrine internacional. Foi inaugurada no bairro de Campo Alegre, no Porto (Portugal), a primeira Loja do Artesanato de Pernambuco fora do Brasil. O espaço funciona dentro da sede do Instituto Pernambuco-Porto Brasil (IPPB) e é resultado de uma parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE).
Com 50m², a loja apresenta mais de 150 peças assinadas por mestres e artistas de referência, entre eles Nicola, Marcos de Sertânia, Seu Heleno, Mestre Zuza, Luiz Benício e Cida Lima. O projeto arquitetônico, assinado pela designer Roberta Borsoi, foi pensado para proporcionar uma experiência imersiva nas tradições e na diversidade do artesanato pernambucano, que vai da cerâmica ao barro, do entalhe à tapeçaria.
Mais do que um ponto de venda, a loja simboliza um avanço estratégico para a economia criativa de Pernambuco, ampliando a presença internacional da cultura popular do estado. O espaço consolida o artesanato como vetor de identidade cultural, inclusão social e geração de renda, além de projetar a marca Pernambuco no cenário europeu.
Referência:
https://www.instagram.com/institutopernambucoporto/