A Embratur organizou um desfile com peças da tradicional Renda Filé de Alagoas para a abertura da Expoartesanías 2024, uma das maiores feiras de artesanato da América Latina, que acontece em Bogotá, na Colômbia. O evento começou nesta quarta-feira (4/12) e vai até o dia 17 de dezembro. O Brasil é convidado de honra, com um pavilhão de 285 metros quadrados dedicado à promoção do artesanato brasileiro sob coordenação da ApexBrasil.
O desfile marcou o início dos trabalhos do pavilhão do Brasil. A Renda Filé de Alagoas é uma técnica artesanal considerada patrimônio imaterial cultural do Estado e com Indicação Geográfica (IG). A IG significa que só pode ser considerada Renda Filé autêntica os produtos fabricados na região, seguindo padrões específicos das artesãs locais.
A Embratur também preparou uma experiência imersiva no pavilhão brasileiro para que os visitantes colombianos e de outros países possam, por meio de vídeos, conhecer o trabalho artesanal do bordado filé com suas cores fortes e trama que lembra a rede de pesca dos maridos das artesãs que vivem à beira das Lagoas Manguaba e Mundaú, no litoral alagoano. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a experiência imersiva que envolve o tour do artesanato no Pontal da Barra, em Maceió.
A feira tem como objetivo promover a conservação dos ofícios tradicionais e celebrar o trabalho de artesãos de diversas culturas e regiões. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância da participação do Brasil na Expoartesanías 2024 como parte de uma estratégia maior de diversificação dos destinos nacionais no mercado latino-americano. “A Colômbia é um mercado importante para o Brasil, e a nossa participação na Expoartesanías é uma oportunidade estratégica para reforçar nossa presença na região”, afirma Freixo.
A diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, destaca que a Expoartesanías é uma oportunidade única do Brasil mostrar ao mundo o que temos de melhor. “Por meio do conceito ‘um passeio pelo Brasil e suas regiões, tipologias e expressões, guiado pelas mãos que cuidam e cria’, e com artesanatos feitos exclusivamente por mulheres, pretendemos mostrar parte da riqueza que temos no nosso país”, explica a diretora.
(Fonte: Embratur)