
- ‘Sinta o Sul’ exibe obras em cerâmica, madeira e fibras que refletem a produção nativa da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
Rio de Janeiro _ O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) exibe, a partir do dia 16 de maio, um amplo recorte da produção artesanal e contemporânea de Santa Catarina, Paraná e do Rio Grande do Sul. A exposição Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica é uma parceria do CRAB com o Sebrae dos três estados do Sul e mostrará ao público a exuberância desse bioma brasileiro, ressaltando potencialidades, singularidades e práticas artesanais herdadas de suas formações étnicas.

A mostra vai ocupar as quatro galerias e o foyer do térreo do CRAB, onde serão exibidas peças em cerâmica, madeira, fibras e materiais recicláveis da região. Sinta o Sul vai além do artesanato e propõe olhar para questões como sustentabilidade, educação, inclusão socioprodutiva, indicação geográfica e turismo. Com isso, a diversidade cultural, a territorialidade e a sustentabilidade dos três estados do Sul do Brasil ganham destaque na exposição.
“Embora o Sul do país seja comumente conhecido por alguns setores da economia, nosso projeto de exposição quis valorizar desde a criação dos produtos e da matéria-prima natural até a sabedoria passada de geração em geração, tanto dos povos originários quanto do processo de colonização na região, seus aspectos culturais, tradições, clima, paisagens. E, claro, especialmente a vida e práticas dos artesãos das pequenas comunidades, onde a valorização do Bioma Mata Atlântica é inerente ao modo de viver dos habitantes dessa região”, explica Silvia Baggio, curadora da mostra.

“A produção artesanal da região Sul expressa uma área única no Brasil, marcada pela riqueza das paisagens. Ela não apenas fortalece a identidade cultural, mas também impulsiona a economia local, promovendo o turismo e a sustentabilidade. O CRAB mais uma vez traz para suas galerias a diversidade e a beleza de nossa arte popular”, comemora Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio e membro do Comitê Nacional de Governança do CRAB.
Sobre o CRAB
Inaugurado em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, em 2008, o CRAB tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Desde sua abertura, o CRAB realizou 36 grandes exposições e mostras; reestruturou seu Acervo e sua política de conservação e catalogação de peças; desenvolveu, captou e disseminou conteúdos estratégicos do artesanato; estabeleceu o Programa de Visitas Guiadas e o Programa Educativo; além de ter participado de diversos eventos estratégicos que contribuíram para o seu posicionamento enquanto equipamento cultural que dissemina conhecimento e experiências inventivas.
Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de 2.000 itens, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão as cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), de João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL), Mestre Nuca; as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI), e o couro colorido de Mestre Espedito Seleiro (CE).
Mostras estaduais
Atualmente, o CRAB está conectado com todo o país, para reposicionar e qualificar estrategicamente os produtos feitos à mão no Brasil e capacitar os agentes da sua cadeia produtiva. O primeiro passo para reforçar essa conexão foi dado em 2021 com a criação de um programa de parcerias com o Sebrae dos estados. O CRAB e o Sebrae Nacional convidaram as áreas de Artesanato dos Sebrae UFs a ocuparem as galerias do Centro de Referência com mostras temporárias, todos os anos, apresentando o que há de mais significativo e relevante no artesanato do seu estado. “A ideia é ‘vestir’ o CRAB com todas as riquezas existentes no Brasil”, explica Ana Simões, coordenadora do CRAB.
Em setembro de 2021, a mostra de artesanato organizada pelo Sebrae Pará, chamada Círio de Cores e Sabores, inaugurou esse projeto. Desde então, o CRAB já recebeu o melhor do artesanato dos estados do Piauí (Mostra Piauí), Rio Grande do Norte (Mostra Bordado de Caicó), Minas Gerais (Mostra Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar), Pernambuco (com a Mostra Pernambuco Encantado), Centro-Oeste (Mostra Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal), Amazonas (Tama Canoê), Paraíba (Mostra Paraíba, um Estado Encantado), Pará (Mostra Pará Sentir Fé.), Pernambuco (Mostra Mangue e Beats), Ceará (Mostra Travessias Artesanais) e, mais recentemente, Alagoas (Mostra Das Lagoas ao Imaginário Popular). Após a visitação, o público pode comprar algumas peças artesanais, à venda na nova Loja do CRAB, inaugurada em março deste ano.
Presente e passado em prédio histórico
O CRAB também é um local de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio. O espaço possui uma estrutura moderna, que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse cenário arquitetônico revitalizado valoriza e destaca o artesanato brasileiro, contribuindo para a afirmação cultural da Praça.
No CRAB, as áreas de convivência são projetadas para estimular relacionamentos e troca de informações como a Midiateca, que possui uma rica biblioteca sobre artesanato. Há também espaços multiuso, como auditório e salas para oficinas e workshops – ambientes destinados à capacitação, formação, pesquisa e experimentação. O complexo arquitetônico do CRAB é um bem tombado pelo IPHAN (federal); INEPAC (estadual) e IRPH (municipal). Os três prédios integram o Corredor Cultural do Rio Antigo.
Serviço
Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro
Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h
Ingresso: entrada franca (mediante documento com foto)
Website: https://crab.sebrae.com.br/