23 Semana de museus
O CRAB na 23ª Semana de museus

A 23ª Semana de Museus será realizada entre os dias 12 e 18 de maio e propõe uma reflexão profunda sobre o papel dos espaços culturais em um mundo marcado por rápidas transformações. Sob o tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, o evento convida o público a repensar a atuação dessas instituições a partir de três eixos fundamentais: 

  • Patrimônio Imaterial: a valorização do patrimônio intangível como uma fonte viva de inspiração e um testemunho da herança cultural coletiva, conectando passado, presente e futuro. 
  • Juventude: o protagonismo dos jovens como agentes de transformação, posicionando os museus como centros dinâmicos de inovação, cooperação e desenvolvimento cultural, social e econômico. 
  • Novas Tecnologias: o papel estratégico das ferramentas digitais na renovação dos museus, tornando-os espaços mais sustentáveis, interativos e inclusivos, que fomentam a participação cidadã e promovem o aprendizado contínuo para todos os públicos. 

Nesse contexto, os museus firmam-se como espaços vivos que entrelaçam memórias, identidades e saberes, fortalecendo o patrimônio imaterial e reafirmando sua relevância na construção de uma sociedade mais consciente e plural. O envolvimento da juventude e a incorporação de novas tecnologias revelam-se essenciais para transformar os museus em verdadeiros centros de expressão da nossa cidadania, inovação e sustentabilidade. 

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) compartilha dessa visão e atua como um importante agente na valorização do artesanato como expressão cultural e força econômica. Mais do que um espaço expositivo, o CRAB promove oficinas, palestras, exposições e outras iniciativas que preservam e difundem a memória viva do artesanato brasileiro — seus significados, raízes e protagonistas. 

Embora não seja formalmente classificado como um museu, o CRAB participa ativamente da Semana Nacional de Museus, reconhecendo nesse evento uma oportunidade valiosa para ampliar o acesso à cultura e dar visibilidade aos equipamentos culturais que promovem experiências de imersão e conexão com o patrimônio do país. 

Durante a Semana de Museus o CRAB construiu uma incrível programação que proporcionará ao público experiências reflexivas com visitas guiadas, Papos CRAB e o lançamento de uma iniciativa de acessibilidade ao nosso acervo. Através de uma parceria com a Faculdade de Arquitetura – FAU da UFRJ realizaremos a impressão 3d de peças do nosso acervo, tornando a visitação do acervo mais democrática e inclusiva.  

Esperamos que nossa participação este ano fortaleça ainda mais o vínculo com a comunidade e amplie o reconhecimento da arte popular como um bem coletivo, capaz de inspirar, educar e transformar.