Através de uma agenda especial de atividades aos sábados alunos da rede municipal de ensino participarão do projeto pedagógico “Raízes do Futuro”, que mostra o artesanato brasileiro como peça importante para a construção de um futuro que zela pelas histórias e contos locais.
Para provar que o artesanato brasileiro pode ser uma grande ferramenta de ensino, o CRAB Educativo formalizou em outubro uma parceria com a Secretaria de Educação de Magé. O objetivo é despertar nos estudantes a importância das histórias e tradições locais a partir do olhar criativo do nosso artesanato.
A proposta de trabalho foi baseada no projeto pedagógico “Raízes do Futuro”, realizado ao longo de 2024 pela Secretaria de Educação de Magé e que busca estabelecer diálogo com os estudantes do ensino fundamental 1 e 2, para identificar suas histórias, perspectivas de futuro e seu papel na vida coletiva, fortalecendo os valores históricos, culturais, identitários (pessoais e coletivos) dessas gerações.
O recorte pelo artesanato se deu a partir da metodologia de atuação do CRAB Educativo. Quando observamos com calma os modos, costumes e territórios dos indivíduos que chamamos de artesãos estamos diante de manifestações artísticas e simbólicas que refletem uma cultura local e regional, a qual influencia diretamente na produção do artesão, formando, assim, o que chamamos de artesanato.
É através dessas histórias locais que temos a oportunidade de mergulhar num Brasil talentoso e criativo, que nos apresenta através do artesanato um leque de possibilidades de abordagem para ensino em sala de aula.
A agenda especial aos sábados de novembro levará cerca de 400 alunos a participar no CRAB de visitas guiadas, com oficinas, pela exposição Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha.
Ao trazer a temática do artesanato para a sala de aula, e suas múltiplas formas interpretação, unificando as disciplinas tradicionais ao ensino da arte, vamos aprofundar o debate sobre a identidade de expressões artísticas brasileiras com o público em idade escolar.