Descubra como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem valorizar o seu trabalho artesanal e atrair consumidores conscientes

O artesanato é um setor que representa tradição, cultura e identidade, mas também possui um papel importante na construção de um futuro mais sustentável. Com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), temos um mapa claro para promover mudanças positivas. Os ODS, com 17 objetivos ao todo, oferecem um conjunto de práticas e diretrizes que empresas e empreendedores de todos os tamanhos, incluindo os artesãos, podem adotar para promover o bem-estar social, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico.

O artesanato sustentável surge como uma maneira criativa e gratificante de reduzir o desperdício e minimizar o impacto no planeta. (Foto: Itala Koba, 2023)

 

Sustentabilidade no artesanato

A busca por uma produção mais responsável é um diferencial importante para o artesanato, capaz de destacar o valor das peças e fortalecer a conexão com o consumidor. Ao incorporar práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, você também contribui para o desenvolvimento de um futuro mais justo e equilibrado.

Conheça quais objetivos mais se relacionam com o setor artesanal e aprenda como aplicá-los ao seu trabalho para agregar valor às suas peças e fortalecer o seu negócio.

Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade (Foto, Agenda 2030, ONU, 2015)

 

5 principais ODS que agregam valor para o artesanato

1. ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Participe de associações ou cooperativas para fortalecer sua posição no mercado (Foto: Coopercocal, 2022)

O ODS 8 incentiva o crescimento econômico inclusivo e o trabalho digno, temas que se conectam profundamente ao universo artesanal. O artesanato tem o poder de gerar empregos e melhorar a economia local, especialmente em regiões onde outras oportunidades de trabalho são limitadas. Para apoiar esse objetivo, os artesãos podem adotar práticas que promovam o trabalho digno e o crescimento econômico.

Como aplicar:  

  • Priorize a compra de matérias-primas de fornecedores locais;  Participe de associações ou cooperativas para fortalecer a sua posição no mercado.  
  • Capacite sua equipe. Se você é um artesão independente, mantenha uma gestão transparente e valorize a mão de obra envolvida no processo; 
  • Certifique-se de que todos os trabalhadores recebam um pagamento adequado pelo seu trabalho; 
  • Invista em plataformas de e-commerce e redes sociais que possam ampliar as vendas para outros estados; 

2. ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

O ODS 12 busca assegurar padrões sustentáveis de consumo e produção. No artesanato, isso significa usar materiais de origem sustentável, minimizar o desperdício e pensar em alternativas ecológicas para cada etapa de produção. Além de preservar o meio ambiente, essas práticas aumentam o valor agregado da sua peça, tornando-a mais atrativa para consumidores conscientes. É extremamente importante identificar práticas territoriais que respeitam a matéria prima natural e o tempo de manejo delas. Resgate esse conhecimento superimportante para as gerações futuras. 

Como aplicar: 

  • Reutilize materiais e busque opções biodegradáveis; 
  • Valorize sua ancestralidade e recorra aos ensinamentos de manejo sustentáveis já praticados em seu território; 
  • Evite desperdício. Otimize o uso de água e energia no processo de produção; 
  • Crie peças aproveitando ao máximo os recursos e transforme resíduos em produtos novos; 
  • Aposte também em embalagens recicláveis ou biodegradáveis para reforçar o compromisso com a sustentabilidade; 
  • Destaque a importância da produção artesanal e o valor dos materiais sustentáveis para os consumidores.

3. ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis 

O ODS 11 incentiva o desenvolvimento sustentável das comunidades. Como o artesanato muitas vezes está atrelado a saberes locais e à cultura regional, ele se torna um agente fundamental na preservação da identidade cultural de uma comunidade, contribuindo para seu desenvolvimento sustentável. 

Como aplicar: 

  • Trabalhe com técnicas e materiais típicos da sua região e conte a história por trás de cada peça; 
  • Promova o artesanato como parte do turismo local, incentivando a criação de redes de economia solidária; 
  • Envolva-se com iniciativas que incentivam o turismo cultural sustentável e geram renda para a comunidade. 
Promova o artesanato como parte do turismo local (Foto: MTur, 2016)

4. ODS 5: Igualdade de Gênero

Em muitas comunidades, o artesanato é uma atividade majoritariamente realizada por mulheres. Apoiar a igualdade de gênero no setor artesanal significa promover a inclusão e o empoderamento de mulheres em toda a cadeia de produção.

Como aplicar: 

  • Crie espaços de trabalho onde todos se sintam valorizados; 
  • Incentive a participação feminina em todas as etapas da produção e gestão; 
  • Considere a implementação de programas que ofereçam apoio financeiro, capacitação e redes de contato para artesãs, de forma a fomentar a igualdade de oportunidades. 

5. ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima

A produção artesanal também pode ajudar na luta contra as mudanças climáticas, desde que adote práticas de produção que minimizem o impacto ambiental. 

Como aplicar: 

  • Reduza o consumo de energia e aproveite o horário de sol; 
  • Use energia de fontes renováveis, como solar ou eólica, sempre que possível; 
  • Prefira matérias-primas renováveis e locais; 
  • Minimize o uso de produtos químicos.

 

Mulheres representam mais de 70% do número total de artesãos no país, e atuam como provedoras de suas famílias e comunidades, a partir do trabalho que desenvolvem (Foto: Artesãs da Associação das Mulheres Indígenas Sateré Mawé (AMISM) Créditos: Laryssa Gaynett)

Como valorizar sua peça com os ODS 

Incorporar os ODS ao seu processo de produção vai além de boas práticas; é uma maneira de valorizar o seu produto, dando a ele um propósito. Comunicar o impacto positivo do seu trabalho ao consumidor é fundamental para transmitir essa mensagem. Utilize etiquetas que expliquem quais ODS você segue e conte essa história em suas redes sociais e site. Explicar a conexão do seu trabalho com esses objetivos agrega valor às suas peças e faz com que o consumidor entenda a importância de sua compra. 

Exemplo Prático: Imagine que você produz cestas artesanais usando fibras naturais. Ao compartilhar que sua produção segue o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e que você reaproveita restos de materiais para criar novas peças, o consumidor percebe o compromisso ambiental do seu trabalho, tornando-o mais desejável.

Alinhar a produção artesanal aos ODS contribui para fortalecer a economia local, promover a sustentabilidade e gerar um impacto social positivo. Comprometer-se com os ODS é o primeiro passo para criar um futuro em que o artesanato não só represente cultura e identidade, mas também seja uma força transformadora para um desenvolvimento sustentável. Cada peça que você cria pode ser mais do que um produto: ela pode carregar valores e histórias que dialogam com um mundo mais responsável e justo. 

Compartilhe seus projetos e inspire que as pessoas também se envolverem no artesanato sustentável (Foto: Agência Sebrae de Notícias, 2022).

Bibliografia

  • ONU Brasil. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Disponível em: brasil.un.org. Acesso em: 27 out. 2024. 
  • Briselier. A Relação entre o Artesanato e os ODS. Disponível em: briselier.com. Acesso em: 27 out. 2024. 
  • ONU Brasil. ONU no Brasil. Disponível em: brasil.un.org. Acesso em: 27 out. 2024. 
  • Voluntariado Empresarial. ODS: Ideias de Ações Voluntárias. Disponível em: voluntariadoempresarial.com.br. Acesso em: 27 out. 2024. 
  • Gepapel e Lápis. Artesanato Sustentável. Disponível em: gepapelelapis.com.br. Acesso em: 27 out. 2024. 
  • Agência Sebrae de Notícias. Sebrae Apresenta Soluções Inovadoras de Energia Renovável na Feira Nacional de Artesanato. Disponível em: agenciasebrae.com.br. Acesso em: 27 out. 2024. 
  • Canal D. Mulheres no Artesanato: Principal Força Motriz dessa Área da Economia Criativa ainda Busca Reconhecimento. Disponível em: canaldez.com.br. Acesso em: 27 out. 2024. 
  • CNN Brasil. Exposição que Propõe União entre Arte e Sustentabilidade Chega a SP. Disponível em: cnnbrasil.com.br. Acesso em: 27 out. 2024. 
  • COOPERCOCAL. Mulheres artesãs da Coopercocal iniciam atividades. 2023. Disponível em: coopercocal.com.br. Acesso em: 31 out. 2024. 
  • GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. A importância do artesanato para o turismo. 2022. Disponível em: turismo.ms.gov.br. Acesso em: 31 out. 2024. 
  • PROFISSIONALIZAR. Os 3 amigos da venda de artesanato. 2024. Disponível em: profissionalizar.com. Acesso em: 31 out. 2024.