Entenda como a sigla ESG afeta o seu dia a dia

ESG tem uma relação direta com o meio ambiente, a sociedade e o modo como os empreendedores podem obter mais sucesso. A sigla vem do inglês, mas em bom português quer dizer: ambiental, social e governança. Artesãos que praticam o ESG costumam ter seu trabalho valorizado, conseguem mais clientes e negócios e, principalmente, ajudam a preservar o meio ambiente. 

No mundo atual, os consumidores estão cada vez mais conscientes e, por isso, preferem comprar produtos ou serviços de quem tem compromisso com esses valores. O conceito é importante porque consistem na maneira pela qual as empresas – e os pequenos empreendedores, como os artesãos – medem suas ações voltadas para a proteção do planeta e das pessoas e mostram como seu negócio é administrado com ética e transparência. 

Letra “E” de “Ambiental”.

Vamos começar nossa reflexão sobre o fator ambiental, a letra E do ESG. Até aqui, você deve estar pensando o quanto o aspecto ambiental (Environmental) deve ser importante para que a empresa use isso como um diferencial ou um algo a mais na sua competição de mercado, não é mesmo? Atualmente, o lado ambiental já é enxergado como uma obrigação de qualquer negócio. Não se toleram mais empresas que operam sem se preocupar em proteger o solo e a água, que não ligam para a economia de energia e que não buscam usar fontes renováveis de recursos. No artesanato, não seria diferente.  

No vídeo abaixo você pode se aprofundar mais em como aplicar o E do ESG. 

“S” de “socialmente aprovado” 

Nada mais natural do que a sua empresa buscar se relacionar bem com clientes, funcionários, fornecedores, seguidores nas redes sociais e comunidade local, não é mesmo? Por isso, o conceito ESG ganha ainda mais importância no contexto da boa vizinhança. Afinal, ninguém quer comprar artesanato, comida ou quaisquer produtos feitos por mãos que não se importam nem mesmo com o respeito e a conservação do próprio espaço em que vivem. Assim, o fator “S” de que estamos falando convida cada profissional, cada artesã(o), a olhar além dos produtos que faz e além de si mesma(o). 

No vídeo abaixo você pode se aprofundar mais em como aplicar o S do ESG. 

O “G” de “governança” 

No mundo dos negócios, a governança corporativa consiste em um conjunto de regras e práticas que as empresas criam – e tentam seguir – para agir sempre da forma mais ética possível. É o trabalho justo, honesto e transparente no relacionamento com seus fornecedores, clientes, parceiros e empregados. E não pense que a governança existe só para as grandes empresas. Se você é artesão e vende para sua comunidade, também tem a sua parte de responsabilidade social. Portanto, você precisa adotar, todos os dias, condutas corretas com todos. 

No vídeo abaixo você pode se aprofundar mais em como aplicar o G do ESG. 

 

Acesse as cartilhas desenvolvidas pelo Sebrae Amazonas e entenda mais sobre o ESG e como poderá aplicar em sua unidade produtiva artesanal:

Para conhecer o e-book completo clique aqui.

Conheça também nosso infográfico clicando aqui.

Share