Galeria Visit Brasil – Roadshow da Embratur para divulgação do Brasil como destino
A Galeria Visit Brasil é um espaço conceito planejado para promover a cultura brasileira e seus destinos em diversos países no exterior. Com um ambiente cuidadosamente projetado para proporcionar uma experiência imersiva, a galeria apresentará obras de artistas brasileiros, shows ao vivo, degustação de sabores autênticos do Brasil e até oficinas interativas. O projeto é um verdadeiro convite para mergulhar a fundo na riqueza cultural do “Brasil com S’’ e se encantar com toda a sua pluralidade. Os visitantes poderão ainda se envolver com uma variedade de manifestações artísticas e sensoriais que fazem parte da rica identidade cultural do Brasil.
O CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro apresenta uma pequena parte da coleção de indumentárias presentes em seu acervo que atualmente conta com mais de 1.700 peças, para representar a brasilidade feita à mão. O Brasil tem diversos grupos tradicionais que expressam suas vivências de forma colorida, lúdica e sonora, através de festejos e manifestações culturais. Artesãos e mestres espalhados pelo país são responsáveis por dar vida ao imaterial, produzindo indumentárias que representam as brincadeiras, crenças, sonhos, cultura e a história do povo brasileiro.
Representação artesanal de festejos culturais de diversas regiões
Na mostra você encontra algumas peças da Festa do Divino Espírito Santo, em Goiás; dos carnavais de rua de Alagoas, Pernambuco e Bahia, e do Bumba Meu Boi do estado do Maranhão.
Festa do Divino
A Festa do Divino e as Cavalhadas de Pirenópolis têm mais de 200 anos de tradição e celebração histórica genuinamente popular. Edson Trindade é um artesão especialista em papietagem e faz as máscaras usadas nas festas. Os mascarados são figuras importantes nos festejos, e os mais tradicionais são os de cabeça de boi, obra que Edson é um dos artesãos mais respeitados pela beleza de suas produções.
Carnaval de Pernambuco
Os carnavais de rua do Brasil têm diferentes formas de serem festejados. Em Pernambuco, os foliões vestem cabeças de diferentes animais e vão para a rua brincar, no mês de fevereiro. A La Ursa é uma das fantasias mais típicas da região, em que adultos e crianças se vestem com uma cabeça de urso feita de papel machê e roupa peluda e cantam versos da famosa marchinha pernambucana: “A La Ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro”.
Carnaval em Alagoas
O carnaval do interior do Alagoas é cheio de fantasia e mistério onde brincantes se vestem como seres imaginários lembrando figuras humanas ou animais. A brincadeira dos bobos, típica do período carnavalesco, acontece no litoral norte do estado e é uma tradição secular que a juventude faz questão de manter viva. Aqui encontramos duas máscaras do povoado de Tatuamunha, feitas pelo já falecido Mestre Gilberto Antônio da Silva, ou Mestre Gilberto Bobo, como muitos o conheciam.
Bumba meu Boi
Bumba Meu Boi é uma manifestação cultural que acontece em diversos estados do Brasil, principalmente no Nordeste e Norte, e foi eleito patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Bastante popular no Maranhão, é um auto que conta a história do mais belo boi de estimação de um fazendeiro. Pai Francisco, escravizado da fazenda, recebe um pedido de sua esposa Mãe Catirina. Grávida, ela tem o desejo de comer justamente a língua do boi favorito do patrão. Chico não podendo negar o pedido mata o boi. Ao ser descoberto ele é preso e torturado. O fazendeiro só lhe concederia o perdão se seu boi Interno voltasse a vida. É então que o Pajé (ou curandeiro) é chamado, e ao cantar e dançar ressuscita o Boi. Pai Francisco é perdoado e todos festejam. As caretas são as peças usadas pelo personagem Cazumbás. Existem as caretas menores de tecido com lantejoulas e as torres ou igrejas, que sãos estruturas grandes de isopor e ferro enfeitadas com brilhos. Estas peças dão vida aos animais da mata, figuras híbridas entre animais e humanos. O Boi é o personagem principal e é confeccionado em estrutura de madeira, tecido e miçangas. Dentro do boi tem o miolo, que é o brincante que dá vida ao personagem.
Sobre o CRAB
Com a missão de promover o artesanato brasileiro, fortalecendo a sua importância cultural, social e econômica, o CRAB tem uma rica programação de conteúdos, que celebra e reconhece as manifestações culturais, o artesanato e a criatividade brasileira. Localizado no Centro do Rio de Janeiro, tem sua sede no coração da Praça Tiradentes. Desde sua inauguração, em 2016, foram realizadas diversas exposições e mostras; reestruturado seu acervo; desenvolvido e disseminado conteúdos estratégicos sobre o artesanato; criado o Programa Ocupações (com mostras de obras de artesãos de vários estados do país), implementado o Programa Educativo, e promovido visitas guiadas.
Conheça as peças do Acervo CRAB que rodarão o mundo