Assista a íntegra do evento em Comemoração ao Dia do Artesão no CRAB!

No dia 26 de março de 2024, o CRAB e o Sebrae comemoraram o Dia do Artesão com palestras, painéis e lançamentos emocionantes. Tudo focado na valorização do trabalho dos artesãos brasileiros. Participaram das comemorações no CRAB, dirigentes do Sebrae Nacional e do Rio, da CNARTs e da Conart.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a relevância do CRAB como referência na área do artesanato e trouxe importantes reflexões como a necessidade de proteger e valorizar atividade artesã, em que 77% de quem produz artesanato são mulheres, necessitando de uma maior valorização.

Seguimos a programação com uma palestra inspiradora do estilista Ronaldo Fraga sobre o artesanato na perspectiva do turismo. Ronaldo trouxe a ideia de que o Brasil feito a mão é a força motriz da reafirmação cultural, já que expressa a paixão e vida interna do povo brasileiro. Falou ainda como o Japão levou o saber do artesanato para a universidade, para que o conhecimento não se perdesse. E trouxe o tema da necessidade de uma reforma da educação, para que esses saberes estejam dentro das escolas brasileiras e para que as novas gerações se aproximem e se apropriem das práticas artesãs.

Painel Empresas e Comunidades Artesanais

Logo após iniciou-se o primeiro painel do dia: Empresas e Comunidades Artesanais, com Ana Suassuna, designer de acessórios da empresa Osklen; com Celina Hissa, fundadora e diretora criativa da Catarina Mina, e mediado por Daniela Falcão, jornalista e fundadora do Nordestesse. O objetivo da conversa foi debater sobre a experiencia de empresas privadas que investem no artesanato como forma de promover o desenvolvimento local (acompanhe a partir da 1h 59m 49s no vídeo abaixo).

Destacaram a importância da rede do artesanato, em que todos devem olhar juntos para o setor. E isso se deve ao trabalho consistente e a longo prazo com grupos. Quando se compra um item de uma empresa se está comprando a história e a cultura por trás da peça. Celina falou da sua metodologia de trabalho e sua trajetória, consolidada ao longo de 15 anos, hoje a marca Catarina Mina colhe frutos, sendo considerada uma das empresas de moda que mais se destacou no São Paulo Fashion Week de 2024.

Painel Turismo: rotas criativas

Na parte da tarde, foi realizado o segundo painel sobre Turismo e Rotas Criativas, onde se deu a oportunidade de comparar experiencias de turismo criativo em diferentes regiões. Nossos convidados foram Tuane Rodrigues, gestora de projetos de turismo do Sebrae em Paraty; Miriam Rocha, presidente da Associação de Culturas Gerais, com moderação de Regina Amorim, gestora de projetos de Turismo e Economia Criativa da Paraíba (acompanhe a partir da 5h 08m 39s no vídeo abaixo).

Mirian Rocha apresentou a nova oferta turística da Paraíba com 16 novos roteiros e destacou que o roteiro turístico criativo depende da forma de se comercializar e trabalhar a criatividade, já que os recursos criativos são infinitos e, assim, as oportunidades também.

Painel: Artesanato enquanto economia portadora de futuro.

Para fechar o debate do dia foi realizado o painel: Artesanato enquanto economia portadora de futuro, trazendo uma discussão sobre como o artesanato pode potencializar soluções sustentáveis e portadoras de futuro. Como convidado tivemos Agmar Campos, gerente de Projetos de Comércio, Serviço e Artesanato do Sebrae Minas; Mariana Recalde, gerente de Projetos e economista, e o indígena Antonio Jesus, representante do grupo NACIB (Núcleo de Arte e Cultura Indígena de Barcelos), com moderação de Laura Landau, pesquisadora do CRAB (acompanhe a partir da 6h 28m 40s no vídeo abaixo).

Pudemos perceber diferentes aspectos da sustentabilidade e como juntar o conhecimento tradicional com o mercado. Agmar ressaltou a importância de sempre olhar para os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis das Nações Unidas) como guia base de desenvolvimento do artesanato. Mariana falou da importância de levar as iniciativas de comunidades indígenas que dão certo para fora do território, e valorizar essas experiências e sabedorias, ao invés de se fazer o inverso, que é a lógica dominante. A participação do Antonio de Jesus foi importantíssima para trazer a fala de um protagonista do seu território e entender como o NACIB associa criatividade e sustentabilidade.

A programação do dia terminou com o lançamento da mostra Solo Criativo – Uma homenagem aos artesãos do Brasil, com participação de alguns artesãos homenageados na exposição: Mestre Mário Teles e seu filho Alex Teles (de Minas Gerais), Antonio Jesus (indígena representante do grupo NACIB – Amazonas), e Mestre Getúlio Damado e seu filho Victor Bonzolndia (Rio de Janeiro).
(Saiba mais da Mostra Solo Criativo no link: https://crab.sebrae.com.br/programacao/solo-criativo/ )

Texto por Laura Landau e Betina Monnerat.

Se você não conseguiu acompanhar ou deseja rever essa programação incrível, assista abaixo a nossa transmissão!