No mês de março o CRAB homenageou os artesãos do Brasil com diversas atividades, como a exposição Solo Criativo, seminários com debatas na Semana do Artesão e uma série de publicações no portal e nas redes sociais. Essa série trouxe luz para três territórios: Vale do Catimbau -PE, Vale do Jequitinhonha – MG e Maragogipinho-BA. Cada uma dessas regiões tem tradições diferentes e mestres importantes que mantém a arte local viva. Em Pernambuco homenageamos o Mestre Zé Bezerra, Mestre Luiz Benício e Simone Souza, que dão vida a madeira através de esculturas do imaginário. Em Minas Gerais demos destaque à Dona Izabel e João Augusto, importantes ceramistas que retratam a mulher mineira. E para finalizar, os baianos homenageados foram o Mestre Rosalvo Santana e o Mestre Vitorino Moreira que trazem inovação e tradição em suas peças de barro.
Vale do Jequitinhonha
Conheça um pouco do Vale do Jequitinhonha: Território de Riquezas.
Localizado no estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do Brasil, o Vale do Jequitinhonha é uma área riquíssima em beleza natural e possui uma vasta riqueza cultural.
Vale do Catimbau
Conheça o Vale do Catimbau e seus artesãos
O Vale do Catimbau impressiona pela natureza, história e criatividade. Uma região que reúne pinturas rupestres, paisagem deslumbrante e artesãos que desenvolvem peças criativas e únicas a partir de matéria prima local.
Maragogipinho – Recôncavo Bahiano
Conheça Maragogipinho e seus artesãos
Situado no recôncavo baiano, o distrito de Maragogipinho pertence ao município Aratuípe e faz da cerâmica sua principal atividade produtiva há pelo menos três séculos.