Casa Sebrae na Flip 2024: hub de soluções para a Economia Criativa
Espaço, localizado no centro histórico de Paraty (RJ), terá exposições de arte, lançamentos de editoras de pequeno porte, oficinas, debates, saraus, entre outras manifestações culturais
Entre os dias 9 e 13 de outubro, os pequenos negócios da Economia Criativa terão um “lar” na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2024. A Casa Sebrae funcionará em um espaço no centro histórico de Paraty (RJ) que servirá como um hub de iniciativas inclusivas e de pequenos negócios para o segmento.
Entre a programação, estão exposições permanentes de editoras de pequeno porte e de peças do acervo do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB Sebrae). Além disso, o espaço, cuja proposta também é criar um ambiente afetivo, receberá oficinas, batalha de poesias com participantes surdos e ouvintes, palestras, saraus, gastronomia com indicação geográfica brasileira, entre outros atrativos. Veja a programação aqui: casasebrae
–
O olhar voltado aos empreendedores de pequeno porte permeará a programação do espaço. A Casa Sebrae abrigará lançamentos de livros de editoras de pequeno porte com debates sobre os desafios do mercado editorial brasileiro. O segmento produziu, ao todo, 45 mil títulos e fez a impressão de mais de 320 milhões de exemplares no país em 2023, segundo dados da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
–
“A Economia Criativa poderia ser facilmente chamada de economia afetiva. Tanto pelos laços que cria em nossas memórias quanto pelo amor colocado pelos seus realizadores em cada obra. É com esse espírito que o Sebrae dialogará com os empreendedores da Economia Criativa que estarão na Flip, entendendo suas particularidades e desafios”, afirma o gerente de Comunicação do Sebrae, Felipe Damo. “Criamos uma programação que aposta no fortalecimento da diversidade brasileira e na pluralidade de vozes como forma de se conectar e formar uma comunidade”, acrescenta.
Segundo a coordenadora de Economia Criativa do Sebrae do Rio de Janeiro, Carolyne Gomes, o cenário do mercado brasileiro é promissor, mas exige um trabalho constante de adaptação e inovação.
“No mercado editorial, por exemplo, as pequenas editoras têm um papel fundamental na diversificação do setor e na promoção da cultura brasileira. O apoio do Sebrae é essencial para garantir a sustentabilidade e fortalecer a cadeia produtiva do livro, além de contribuir para o desenvolvimento cultural e econômico do país”, destaca.
Saiba mais: casasebrae
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 378, Centro Histórico, Paraty – RJ.