No mês de junho, o ‘Midiateca Indica’ destaca iniciativas que unem criação artesanal e consciência ambiental. As práticas artesanais sustentáveis propõem uma nova relação com os materiais e com o tempo, resgatando saberes manuais enquanto apontam para um futuro mais responsável. Valorizar o reuso e a transformar os resíduos são práticas que revelam ser possível produzir com beleza, significado e impacto positivo. A Midiateca convida você a explorar essas conexões entre o fazer artesanal e a sustentabilidade, em que cada objeto carrega uma história de cuidado com o planeta.

Reciclasa apresenta uma proposta inovadora: construir, mobiliar e decorar uma casa inteira utilizando apenas materiais descartados. O projeto, idealizado por Jason Prado em parceria com curadores e arquitetos, percorreu o Brasil entre 2006 e 2007, promovendo oficinas e palestras sobre os 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar. Mais do que uma exposição, a iniciativa tornou-se referência em educação ambiental e recebeu o Prêmio de Urbanidades do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) em 2008.
A obra mostra a trajetória dessa experiência transformadora, mostrando como resíduos podem ganhar novos significados e usos no cotidiano. Voltado especialmente para educadores, o livro inspira práticas sustentáveis acessíveis e criativas, que incentivam o consumo consciente e o reaproveitamento de materiais em casa, na escola e em espaços públicos. Reciclasa é um convite para repensar o descarte e transformar o que sobra em possibilidade.

Nesta obra, Júlio Cezar Augusto da Silva apresenta um guia prático e acessível para projetistas e profissionais criativos que desejam atuar com responsabilidade socioambiental. O livro reúne estratégias de ecodesign organizadas em forma de diretrizes objetivas, baseadas em dados confiáveis e ilustradas com exemplos reais. A proposta é oferecer ferramentas para desenvolver produtos e serviços de menor impacto ambiental, sem renunciar à funcionalidade e da experiência do usuário.
Mais do que incentivar práticas convencionais, como a reciclagem, a obra amplia o olhar sobre a sustentabilidade no design, mostrando como decisões projetuais podem influenciar todo o ciclo de vida de um produto. Prolongar a vida útil, repensar materiais e priorizar soluções duráveis são algumas das abordagens apresentadas. Um recurso essencial para quem deseja criar com consciência e contribuir ativamente para um modelo de desenvolvimento mais leve, inclusivo e solidário.

Esta publicação nos leva às ladeiras de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, para conhecer artistas que transformam restos em poesia visual. Os Encantadores da Sucata é um projeto que celebra a criatividade popular e o olhar sensível que enxerga beleza onde antes havia descarte. Ferramentas enferrujadas, lâmpadas queimadas, CDs riscados e objetos abandonados ganham nova vida nas mãos de artesãos que, com humor e engenhosidade, criam obras singulares e cheias de significados.
Idealizado por Annouck Lepla e Pauline Grosso com apoio do Sebrae/RJ, o projeto faz parte da iniciativa Território Criativo de Santa Teresa, que fortalece a economia local por meio da arte e da sustentabilidade. Este catálogo registra uma amostra dessa produção transformadora, que alia tradição e inovação, saber ancestral e responsabilidade ambiental. Os Encantadores da Sucata mostram que o fazer artesanal é também um ato político e poético — capaz de reverter descartes em beleza e gerar renda a partir da consciência e do cuidado.
Você pode consultar essas e outras obras na Midiateca do CRAB. Uma biblioteca especializada em artesanato brasileiro. O espaço funciona de terça à sábado, das 10h às 17h, no CRAB, situado na Praça Tiradentes, nº 69, Centro – Rio de Janeiro/RJ.
Texto: Thuanny Dourado
Revisão: Graciela Urquiza Mendes