Primavera dos museus

Ao longo dos anos, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) promove ações que visam a ampliação do acesso à cultura e à visibilidade dos equipamentos culturais, promovendo atividades em torno de uma temática, convidando o público para uma verdadeira imersão cultural. A Primavera dos Museus é um desses eventos que, além de celebrar, como já sugerido, o início da estação primavera, é um maravilhoso instrumento de democratização dos espaços culturais e de disseminação do conhecimento. 

 

Embora o CRAB não seja classificado como um museu, entendemos que por lidarmos com um tema tão significativo, como o artesanato, temos como missão o objetivo de apresentar todo o potencial do artesanato e de sua cadeia produtiva ao mercado, revelando suas histórias, origens, territórios, indivíduos e coletivos, que criam objetos como expressão da cultura e da criatividade brasileira. 

 

E, assim como os museus, acreditamos que é importante manter as nossas portas abertas a todos, rompendo barreiras geográficas, aproximando pessoas em torno da riqueza cultural mais genuína que temos: o artesanato brasileiro. Debruçamos diariamente os nossos olhares em cenários, cheiros, texturas, materiais e memórias para conhecer e reconhecer a multiplicidade cultural que o Brasil possui. E, para isso, acolhemos os sujeitos do seu tempo – os artesãos – com histórias que são contadas a partir das mãos. 

 

Quando abraçamos eventos como a Primavera dos Museus, estamos diante de espelhos que nos instigam a refletir sobre o CRAB enquanto equipamento que contribui para a difusão do que é o artesanato brasileiro, e por quem é feito. Isso transforma sujeitos em protagonistas de suas histórias e experiências, democratizando a produção de sua memória em nossa sociedade. 

 

O tema da Primavera dos Museus deste ano é urgente e necessário, “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. Essa abordagem não só contribuiu para o debate em sociedade, mas é também instrumento de transformação e valorização dessas vozes. Estamos diante de coletivos que pertencem a nossa brasilidade, portadores de histórias e talentos que por muito tempo eram invisíveis ao público nesses espaços culturais. 

 

E, por isso, é tão simbólico para nós contribuirmos este ano com o tema proposto pelo IBRAM, queremos por por meio de rodas de conversas, visita guiadas e oficinas, instigar o público visitante do CRAB a refletir conosco sobre como o artesanato e a economia criativa podem atuar na promoção dessas narrativas, das artes e da experiência desses coletivos. 

 

Data:

A Primavera dos Museus acontece de 18 a 24 de setembro e o CRAB será uma das instituições participantes. 

 

Para acompanhar nossa programação,  fiquem de olho em nossas redes sociais!  

 

 Encontramos vocês no CRAB!  Clique aqui e faça sua reserva.

Share