Notícias

Espedito Seleiro

O artesão cearense Espedito Seleiro foi um dos vencedores do Prêmio Funarte Mestres e Mestras da Arte de 2023. A premiação é destinada a artistas e projetos de relevância nacional e o resultado oficial foi divulgado em dezembro passado. “É uma honra para nós, do Ateliê Espedito Seleiro, dividir com vocês a alegria de fazer parte dessa seleta lista de Mestres da Arte. Essa premiação é o resultado de muitos anos de ofício na arte do couro e que valoriza também os diversos artesãos da região do Cariri cearense e eleva a cidade de Nova Olinda, o estado do Ceará e o Brasil”, declarou a equipe de produção do ateliê Espedito Seleiro.

Foram selecionados 50 mestras e mestres (veja a lista completa no site da Funarte) após a Fundação analisar 737 propostas de indicação de todo o Brasil, tendo como parâmetros idade mínima de 60 anos e relevante trajetória nas diversas linguagens artísticas. Esses mestres e mestras são oriundos de todas as regiões do Brasil e trazem contribuições inestimáveis ao patrimônio artístico brasileiro.

Prêmio

O prêmio é uma iniciativa-piloto no campo das artes e tem como objetivo o fomento e difusão da memória das artes no Brasil, através do reconhecimento e valorização da trajetória de agentes aclamados por coletividades a partir de sua contribuição e atuação como referência para os segmentos de artes visuais, circo, dança, música e teatro – além daqueles que transitam entre as linguagens, propostos como “artes integradas”.

A Funarte investiu nessa premiação R$ 5 milhões. Cada contemplado receberá R$ 100 mil. Segundo a Funarte, o prêmio tem como objetivo provocar uma reflexão sobre o conceito de mestras e mestres da arte ao jogar luz sobre uma parcela significativa de cidadãs e cidadãos, de trabalhadoras e trabalhadores dos diferentes elos da rede produtiva das artes.

“Esse prêmio também tem como objetivo ressaltar a necessidade de construção de políticas públicas para o reconhecimento, proteção, valorização e difusão daquelas e daqueles que são detentoras e detentores da memória, dos saberes e fazeres no campo artístico, testemunhas da nossa história e responsáveis pela inspiração, transmissão e difusão prática aos setores, no desenvolvimento das diversas linguagens artísticas e seus segmentos no Brasil”, afirma o comunicado da Funarte.

(Fonte: Jornal O Povo e Funarte)

 

Saiba mais sobre o legado de Espedito Seleiro