Dois artesãos do Brasil ganharam o Prêmio de Excelência Artesanal para a América do Sul, realizado em Santiago do Chile, nos dias 16 a 20 de abril. As peças premiadas foram o “Echarpe Peixe”, da rendeira Marlene Leopoldino, de Monteiro, na Paraíba, reconhecida como a cidade mundial da renda renascença, e a bolsa feminina Clutch, do artesão acreano Maqueson Pereira da Silva.

 

Echarpe Peixe, criada por Marlene Leopoldino (Foto: Secom-PB)

A premiação acontece de dois em dois anos e é organizada pelo Conselho Mundial do Artesanato. Este ano, o Conselho resolveu aproveitar o Encontro Internacional de Economias Criativas MICSUR 2024 para realizar o encontro dos jurados e a premiação. 

Bolsa Clutch, do artesão Maqueson Pereira da Silva, do Acre (Foto: A Gazeta do Acre)

Concorreram ao prêmio 15 produtos brasileiros, dentre eles peças da Paraíba, Ceará, Bahia, Acre e Minas Gerais. Como um dos critérios para a curadoria dos produtos levados ao Chile foi utilizado o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, realizado em 2022 no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), o que demonstra a importância do trabalho do Sebrae no setor artesanal do nosso país. 

Do total de participantes, receberam o reconhecimento de “Excelência” o Brasil (duas peças), Peru (uma), Paraguai (uma), Uruguai (uma), Equador (uma) e o Chile (10). 

Fontes: 

https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_paraiba/artesanato-paraibano-e-premiado 

https://agazetadoacre.com/2024/04/noticias/marchetaria-do-acre-recebe-premio-da-unesco-e-conselho-mundial-do-artesanato/