Crab Praça Tiradentes
O CRAB é uma grande vitrine do artesanato brasileiro.
É formado por três edificações históricas localizadas na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro. Esse complexo arquitetônico está regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual, e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.
O CRAB também é um polo de desenvolvimento criativo para a cidade. Um espaço cultural de múltiplas atividades, em permanente troca com os demais equipamentos culturais da região e em ativa conexão com os agentes do artesanato e o público geral no Brasil e no mundo.
IMPORTANTE ÁREA CRIATIVA DO RIO DE JANEIRO
A Praça Tiradentes é uma área urbana que combina valor histórico, cultural e boêmio. No século XVIII era conhecida como Largo do Rocio. Ali perto, ficava o local onde Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi enforcado. No Império, passou a se chamar Praça da Constituição, pois foi lá que D. Pedro l jurou a Constituição Política do Império, no Real Teatro São João (hoje inexistente).
Mais tarde, por iniciativa dos republicanos, o local ganhou o nome atual de Praça Tiradentes. No centro da Praça, encontra-se o monumento mais antigo da cidade, a estátua equestre de D. Pedro I. Estudos recentes da prefeitura revelaram uma forte tendência para essa área abrigar atividades relacionadas a uma economia criativa e representativa da cidade.
Atualmente, em seu entorno existem vários equipamentos culturais de peso, como os teatros Carlos Gomes e João Caetano, o Centro Cultural Helio Oiticica, a Escola Portátil de Música, o Real Gabinete Português de Leitura, a gafieira Estudantina, entre outros.
O CRAB, como centro cultural ativo e prédio de valor histórico inestimável, tem importante papel na consolidação da vocação cultural da região e no processo de revitalização desta área do Rio de Janeiro.