Crab Praça Tiradentes
O CRAB Praça Tiradentes é uma grande vitrine da produção e da comercialização do artesanato brasileiro.
É formado por três edificações históricas que ficam na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro.
O CRAB é um polo de desenvolvimento criativo e comercial para a cidade. Um espaço cultural de múltiplas atividades, em permanente troca com os demais equipamentos culturais da região e em ativa conexão com os agentes do artesanato e o público geral no Brasil e no mundo.
UMA IMPORTANTE ÁREA CRIATIVA DO RIO DE JANEIRO
A Praça Tiradentes é uma área urbana que combina valor histórico, cultural e boêmio.
No século XVIII era conhecida como Largo do Rocio. Ali perto, ficava o local onde Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi enforcado.
No Império, passou-se a se chamar Praça da Constituição, pois foi lá que D. Pedro l jurou a Constituição Política do Império, no Real Teatro São João (hoje inexistente).
Mais tarde, por iniciativa dos republicanos, o local ganhou o nome atual de Praça Tiradentes. No Centro da Praça, encontra-se o monumento mais antigo da cidade, a estátua equestre de D. Pedro I.
Estudos recentes feitos pela prefeitura revelaram uma forte tendência para esta área abrigar atividades relacionadas a uma economia criativa e representativa da cidade.
Atualmente, em seu entorno existem vários equipamentos culturais de peso, como os teatros Carlos Gomes e João Caetano, o Centro Cultural Helio Oiticica, a Escola Portátil de Música, o Real Gabinete Português de Leitura, a gafieira Estudantina, entre outros.
O CRAB, como centro cultural ativo e prédio de valor histórico inestimável, tem importante papel na consolidação da vocação cultural da região e no processo de revitalização desta área do Rio de Janeiro.