Sobre

O CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) é uma plataforma mercadológica para o reposicionamento e a qualificação do artesanato brasileiro, transformando-o em objeto de desejo e consumo e, consequentemente, aumentando seu valor de mercado.

O CRAB implementa suas ações por meio de diversas formas de relacionamento com o público, respeitando hábitos, gostos e a natureza do artesanato. O conceito básico é o tripé emoção, conhecimento e comercialização, que, integrados, levam em conta novas conexões, novos modos de viver e de aprender sobre o artesanato.

Como expressão criativa brasileira, o artesanato é visto em conexão e diálogo frequente com outros segmentos da economia criativa, como o design, as artes e a cultura. O objetivo principal do CRAB é trazer à luz a marca “Artesanato Brasileiro” como referência mundial de qualidade.
 

Crab Praça Tiradentes

Crab Praça Tiradentes

O CRAB é uma grande vitrine do artesanato brasileiro.

É formado por três edificações históricas localizadas na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro. Esse complexo arquitetônico está regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual, e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.

O CRAB também é um polo de desenvolvimento criativo para a cidade. Um espaço cultural de múltiplas atividades, em permanente troca com os demais equipamentos culturais da região e em ativa conexão com os agentes do artesanato e o público geral no Brasil e no mundo.
 

IMPORTANTE ÁREA CRIATIVA DO RIO DE JANEIRO

A Praça Tiradentes é uma área urbana que combina valor histórico, cultural e boêmio. No século XVIII era conhecida como Largo do Rocio. Ali perto, ficava o local onde Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi enforcado. No Império, passou a se chamar Praça da Constituição, pois foi lá que D. Pedro l jurou a Constituição Política do Império, no Real Teatro São João (hoje inexistente).

Mais tarde, por iniciativa dos republicanos, o local ganhou o nome atual de Praça Tiradentes. No centro da Praça, encontra-se o monumento mais antigo da cidade, a estátua equestre de D. Pedro I. Estudos recentes da prefeitura revelaram uma forte tendência para essa área abrigar atividades relacionadas a uma economia criativa e representativa da cidade.

Atualmente, em seu entorno existem vários equipamentos culturais de peso, como os teatros Carlos Gomes e João Caetano, o Centro Cultural Helio Oiticica, a Escola Portátil de Música, o Real Gabinete Português de Leitura, a gafieira Estudantina, entre outros.

O CRAB, como centro cultural ativo e prédio de valor histórico inestimável, tem importante papel na consolidação da vocação cultural da região e no processo de revitalização desta área do Rio de Janeiro.
 

CONJUNTO HISTÓRICO DO CRAB

O restauro e a requalificação de três prédios históricos contíguos configura um lugar- âncora na região, ativando o comércio e o lazer pelo artesanato.

Tombado pelo IPHAN e pelo INEPAC, o Solar Visconde do Rio Seco, maior prédio do conjunto arquitetônico do CRAB, se destaca pelo seu tamanho e imponência.

Prédio mais antigo da Praça Tiradentes, foi construído no final do século XVIII e adquirido em 1812 pelo Visconde do Rio Seco para ser sua residência. Em 1876, no Segundo Império, abrigou a Secretaria de Estado e dos Negócios do Interior e, após a Proclamação da República, foi sede do Ministério da Justiça até 1930. Hoje pertence à prefeitura do Rio de Janeiro.

Quando começaram as obras de recuperação o imóvel encontrava-se bastante deteriorado. Foi necessário um minucioso trabalho de restauração para manter suas características originais, tanto na parte externa quanto na área interna do prédio. Tudo sob a supervisão permanente dos órgãos do patrimônio histórico. A fachada, por exemplo, seguiu os parâmetros determinados pelos técnicos do IPHAN, segundo pesquisa que determinou a cor original do Solar.

O prédio ao lado, de nº 69, encontrava-se em ruína e também foi totalmente reformado. Todos os três prédios, assim como inúmeros outros no entorno da Praça Tiradentes, fazem parte do Corredor Cultural do Rio de Janeiro, criado com o intuito de preservar e revitalizar áreas históricas da cidade.

Crab Expande

Crab Expande

É o braço externo do CRAB. A intenção é ampliar as fronteiras do CRAB para além da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, por meio de uma agenda de ações dinâmicas que dialoguem com setores institucionais e da economia criativa das diversas regiões do país e até mesmo de fora dele, tornando a presença do artesanato brasileiro ativa no Brasil e no mundo. Isto significa a participação em debates, palestras, rodadas de negócios, distribuição de publicações e catálogos em feiras e fóruns, além de exposições do artesanato. Seu objetivo é fazer com que o artesanato seja reconhecido em sua diversidade e seja identificado como gerador de inovação, de negócios e de empreendedorismo.

Crab Web

O CRAB Web é a plataforma digital do CRAB. Por meio dela é possível acessar toda uma ampla rede de público e de interesses que gravitam em torno do artesanato. Aqui você conecta artesãos de todas as regiões do Brasil; toma contato com os canais de comercialização do artesanato; relaciona-se com outras expressões artísticas da economia criativa; informa-se sobre artigos e as mais recentes publicações teóricas sobre o tema; tem acesso ao arquivo audiovisual da midiateca; compartilha da programação do CRAB e de outras exposições relacionadas ao handmade no Brasil e no exterior.