Serra da Capivara Homem e Terra

"Serra da Capivara – Homem e Terra", traz a beleza e o mistério da unidade de conservação arqueológica localizada no Piauí e considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Com curadoria de Renato Imbroisi, a exposição reúne, além de artefatos encontrados em escavações na área – como urnas funerárias – peças de cerâmica produzidas por 32 mestres ceramistas que habitam a região. Para o curador, a exposição apresenta “de forma lúdica e artística, o ambiente da Serra da Capivara, com sua natureza, formações rochosas, inscrições rupestres. São riquezas únicas, que nos remetem a um passado bem distante e que servem de inspiração para o artesanato em cerâmica, desenvolvido por habilidosos mestres ceramistas que, com terra da sua terra, produzem objetos de alto valor agregado”, explica o curador.
A exposição convida a uma viagem ao berço do Homem Americano, com as riquezas culturais e artesanais da Serra da Capivara, que possui a maior concentração de sítios arqueológicos nas Américas, com datações que atestam a presença do homem pré-histórico no continente americano há 48 mil anos.
A arqueóloga e diretora do Museu do Homem Americano, Niède Guidon, destaca a importância da mostra. “Esta exposição irá mostrar para o Brasil esse patrimônio de valor inestimável que temos encravado no semiárido piauiense e que ainda é pouco conhecido dos brasileiros. No mundo todo, os patrimônios históricos recebem milhões de visitantes por ano, gerando renda nos destinos. É isso que precisa acontecer no Piauí. A Serra da Capivara é incomparável e o brasileiro deve se apropriar disso”, afirmou.
A exposição é também um reconhecimento ao trabalho e dedicação da Dra. Niède Guidon, que tem sua história de vida e itinerário profissional intimamente ligada à Serra da Capivara.
Para mergulhar neste impressionante universo, o público percorre quatro espaços seguidos: Sala Arqueologia, Sala Inscrições Rupestres, Sala Mestres Ceramistas, e Sala Oficina.
As quatro salas interligadas da exposição propõem uma imersão sensorial na Serra da Capivara, seu Parque Nacional e a trajetória da reconhecida cerâmica produzida na região.
 

Período [03/10] > 20/01 2018
Horário 10h as 17h
Curadoria CRAB