Territórios

O Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) inaugurou no dia 19 de janeiro, para convidados, e no dia seguinte para o público, a exposição “Territórios”, com direção geral e concepção visual de Bia Lessa, e curadoria de Renata Piazzalunga, do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação, que mostra de uma forma lúdica e atraente o universo dos artesãos das cidades de Poço Redondo, Sítios Novos e Poço Verde, em Sergipe, e Ilha do Ferro e Entremontes, em Alagoas.

Bia Lessa contou que ao ser convidada pelo SEBRAE a ideia inicial era mostrar somente as peças de artesanato. “Mas quando comecei a pesquisar o assunto deparei com o trabalho realizado junto aos artesãos. Achei inusitado e sofisticado, pois é um trabalho transformador e dinâmico, unindo tecnologia e artesanato. Isso seria o diferente, pois expor produto artesanal tem em todo o lugar”, diz. Ela criou então instalações artísticas em três espaços contíguos do CRAB, de modo a que o público conheça e se conecte com a vida e o trabalho desses artesãos. “Mais do que interativa, a exposição tem uma proposta colaborativa, de estar junto”, destaca.

A premiada diretora e cenógrafa quis levar a estética dos artesãos para as salas da exposição, e traduziu visualmente as informações colhidas pelo projeto realizado em parceria do SEBRAE e do IPTI que mapeou, pesquisou e trabalhou junto a 120 artesãos organizados em cinco associações, ao longo de três anos. Ela decidiu se concentrar na cidade de Poço Redondo, em Sergipe, para poder aprofundar os dados obtidos.

A montagem da exposição envolveu mais de 60 pessoas, em três equipes, em um trabalho manual ao longo de quase três semanas e doze horas diárias. “Queria que os espaços tivessem este dado artesanal. Os pregos e as linhas fazem parte do processo de trabalho deles, o bordado, a renda, tudo feito à mão, em um diálogo real com os materiais usados por eles e a tecnologia, ligando todos os conteúdos”, diz Bia Lessa. “O público verá o rigor, o tempo empregado e o trabalho árduo desses artesãos, e seu valor”.
 

Período [19/01] > 30/06 2017
Horário 10h às 17h (Terça a Sábado)
Curadoria Renata Piazzalunga / Proj. Expográfico: Bia Lessa
Catálogo Faça download aqui