Gente Peixe

O CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro) apresenta a exposição Gente Peixe – a primeira mostra dedicada exclusivamente à cultura indígena brasileira. É uma homenagem à arte popular de um dos locais mais ricos do país – a região do Rio Negro, no noroeste da Amazônia brasileira. Lá convivem 22 povos de matizes culturais diferentes em um sistema que compartilha conhecimentos cosmológicos, de rituais, ecológicos, econômicos, sociológicos, técnicos, estéticos e artísticos. Percorrer as salas desta mostra levará o visitante a uma viagem de encantamento. O CRAB, assim, reforça sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.

Centrada nos conhecimentos tradicionais dos povos do Rio Negro, a exposição Gente Peixe apresenta uma viagem imersiva a uma das mais ricas regiões culturais do Brasil.

Apoiada em relatos míticos sobre a origem do mundo, das pessoas e das coisas, Gente Peixe leva o visitante a descobrir histórias, origens e territórios relacionados ao modo como os povos da região do Rio Negro criam objetos como expressão de sua cultura e criatividade, refazendo, numa escala humana, a criação cósmica.

Somando mais de 30 mil pessoas em toda a região, os povos indígenas do Rio Negro habitam o noroeste da Amazônia brasileira, fronteira com a Colômbia e Venezuela, há mais de 2000 anos – e de modo contínuo. Seus conhecimentos se expressam em línguas pertencentes às famílias e troncos linguísticos Tukano Oriental, Arawak, Nadehup e Tupi – esta última introduzida por missionários cristãos em tempos coloniais.
 

Período [31/10] > 31/12 2020
Horário Terça a sábado - 10h às 16h
Curadoria