Que Mestre é Esse?

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), fundado em março de 2016, no Centro histórico do Rio de Janeiro, apresenta um amplo e significativo universo de obras populares criadas no país com a exposição Que Mestre é Esse?

No nosso espaço cultural, estão 190 peças de 62 reconhecidos artesãos, todas representando distintas regiões do país. Criadas a partir da madeira, cerâmica, barro, folha-de-Flandres, fibras vegetais, conchas, elas formam um retrato vigoroso e inspirador do artesanato brasileiro.

O visitante será guiado ainda por Gilberto Freyre e Mário de Andrade, mestres do pensamento que, há quase um século, reconheceram a arte popular como uma característica forte da cultura brasileira. Seus textos vão se misturar a canções da Música Popular Brasileira, na voz de nossos maiores intérpretes. O CRAB acredita que a força do nosso artesanato é tão expressiva e atual quanto o vigor de nossa música popular; ambas nos mostram ao mundo.

Em salas especiais, destacam-se as obras do escultor Nino (CE); Mestre Didi (BA); mestre Salustiano das rabecas (PE) e de uma legião de criadores de cadeiras a partir da escola formada por Seu Fernando, da Ilha do Ferro (AL). Há ainda um espaço consagrado à pintura, com importantes obras de Poteiro, Heitor dos Prazeres, Cardosinho, Paulo Pedro Leal e Júlio Martins.

Artesanato e pintura popular, palavras e música: o CRAB quer ser esse caldeirão de cultura brasileira, ao mesclar experiências sensoriais, enquanto exibe ao público obras de mestres artesãos. É uma mostra do sentimento e da exuberância da arte popular.
 

Período [24/01] > 31/05 2020
Horário
Curadoria