Brasilidade na Arte Popular

A exposição BRASILIDADE NA ARTE POPULAR – Acervo Museu Casa do Pontal, traz ao CRAB, o principal acervo de arte popular do país. São cerca de 500 obras da coleção reunida durante mais de 50 anos pelo criador do Museu Jacques Van de Beuque que, encantado pela criação popular, as recolheu em centenas de viagens pelo interior do país.

A proposta desta exposição é que o público também possa experimentar o fascínio causado por algumas destas viagens. Com as obras vamos percorrer o interior do país, cruzando 12 estados brasileiros: Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal (Brasília).

Na abertura, o Realejo, feito por Adalton Fernandes Lopes, do Rio de Janeiro, recepciona o público com graça. Trata-se de um personagem que, no passado, percorria as ruas da cidade prometendo adivinhar o futuro. Sua presença poética dá o tom desta mostra que articula múltiplas temporalidades à exuberância da arte brasileira de origem popular.

Cruzando fronteiras, chegaremos a Minas Gerais. Lá encontraremos as famosas bonecas do Vale do Jequitinhonha, observando a transformação dos potes de guardar água e mantimentos em bonecas, em mães amamentando e em noivas de grande beleza. Ainda sob a inspiração das terras mineiras, vamos ter contato com as criações do incansável Antônio de Oliveira. De seu mundo ‘encantado’, como ele dizia, traremos as brincadeiras de meninas e meninos, além das escolas, com seus estudantes e professores. Por Santa Catarina, ingressaremos nas festas e nas lides da pesca, trazendo ainda, nesta mesma temática, o brasiliense Selvino. Em Goiás, visitaremos as famosas cavalhadas de Pirenópolis.

Viajando rumo ao nordeste, entraremos nas zonas sertanejas, visitando Caruaru, em Pernambuco, com Mestre Vitalino e sua famosa escola de bonecos de barro. Passaremos por Ceará, Alagoas, Maranhão e Bahia. São Paulo e Mato Grosso também estão presentes, nos auxiliando a entender a riqueza de nosso país plural.

Na mostra Brasilidade na Arte Popular – acervo Museu Casa do Pontal, o design expositivo foi conduzido de forma a valorizar a potência da criação popular, a singularidade dos artistas/autores e a amplitude desse universo criador. 

Período [06/07] > 09/11 2019
Horário 10H ÀS 17H (TERÇA A SÁBADO)
Curadoria Museu Casa do Pontal